quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A saga de um cidadão para conseguir um cartão do SUS em Macau – Parte II

A falta de políticas públicas eficientes emperram o serviço público na Secretaria de Saúde do município de Macau.
Por volta das 10 e meia da manhã, chega o primeiro digitador do Cartão do SUS, de óculos escuro e com cara que acabará de acordar. O antipático cidadão não deu satisfação nenhuma. Nosso agente pediu ao digitador para emitir o cartão e foi informado que não seria emitido na hora, que tería que deixar uma cópia do comprovante de residência, CPF, Título de Eleitor, Atestado de Boa Conduta, Exame de DNA, Certidão de Nascimento, RG, dentre outros documentos e que a emissão estava prevista para o fim de agosto ou início de Setembro. 

Diante desse absurdo, nosso emissário perguntou se o cartão do SUS seria emitido em forma de cartão magnético devido a tanta demora para emissão. Fomos informados que não, seria emitido em papel A4, e a demora se deve a centenas de cartões que estão para serem emitidos pela falta de computadores, impressoras e materiais como papel e cartucho. Perguntamos também ao digitador porque ele só chegava às 10h30 e se isso também não está proporcionando o acumulo de cartão do SUS. Ele nada respondeu.

Procuramos o Secretário de Saúde, mas não foi encontrado. Sempre que a equipe de reportagem do Macau em Dia procura o gabinete do secretário Diogo Jacome, nos informa que Ele estava na Secretaria de Finanças. Mas afinal, Diogo é Secretário de Saúde ou de Finanças ou de coisa alguma? Procuramos o Conselho de Saúde, mas fomos informados que o Secretário Executivo do tal Conselho estava de férias e que alguns Conselheiros de Saúde e sua Presidente estavam em Brasília participando de um evento nacional para aprender sobre Controle Social e tirando fotos no Congresso Nacional para posterioridade, pagos com recursos públicos do município de Macau.

Nós ficamos observando como o Cartão do SUS era emitido. Há duas palavras mágicas para você conseguir seu cartão na hora. Primeiro, você diz que precisa com URGÊNCIA e/ou se não você pode dizer que foi vereadora tal que mandou fazer, caso contrário terás que espera a boa vontade para emissão desse importante cartão. Agora imagine um Governo que não sabe administrar um Cartão do SUS só mostra que não tem respeito e nem competência para continuar administrando a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário