quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Ministério Público comprova descaso com a educação em Macau

Fotos: AG Sued
  Escola Municipal Maura Bezerra é esquecida pelo prefeito Flávio Veras e pelo secretálrio municipal de educação, Jorge Pinto.

Numa visita as escolas municipais de Macau para averiguar as condições da estrutura física dos prédios, o Ministério Público constatou que há sérios problemas para serem reparados. A vistoria foi uma solicitação da comunidade através de uma “audiência pública” entre o Ministério Público e o Sinte-RN para observar o estado de conservação das escolas.

O MP constatou que a situação mais grave é na Escola Municipal Maura Bezerra, na Cohab, onde foi observado várias irregularidades e descasos com a educação dos jovens macauenses. Salas de aulas sem ventiladores, banheiro dos professores interditado desde o ano passado, sala de computadores sem internet, bebedor quebrado e caixas de energia com fios expostos no pátio da escola.

De acordo com uma funcionária pública, a Escola Municipal Maura Bezerra só não está em situação pior por causa da sua diretora, a educadora Acácia Maria, que tem se dedicado aos alunos. “Ela coloca dinheiro do bolso dela para ajeitar as coisa na escola. Se for depender do prefeito Flávio Veras, essa escola já tinha caído”, disse a funcionária que prefere não ser identificada com medo de represálias.

O Ministério Público disse ao blog Macau em Dia que já fez uma notificação para o secretário de educação Jorge Pinto informando das irregularidades detectadas com sua visita e solicitou as devidas providências. O MP prometeu visitar outras escolas e verificar se há problemas. Conforme a promotoria, o Ministério Público que resolver extra-judicialmente, mas se for necessário vai entrar com uma Ação Civil Pública.

Algumas cenas do descaso com a educação macauense

Fios expostos na caixa de energia quebrada. Um risco de vida para as crianças que brincam no patio da escola, principalmente em dias de chuva.

Sem ventilação, não há cadeiras para as crianças estudarem e também não há iluminação adequada (falta luz elétrica e não há janelas). Esse é o retrato da Biblioteca da escola.

Bebedouro "quase" caindo por cima da criança, completamente enferrujado e ainda está escorado com uma banda de tijolo. Risco de acidente também com choque elétrico.

2 comentários:

  1. Torpedo para o nosso Querido Professor Tião Maia:
    É aí meu nobre poeta? O Blog Artemania nunca falou nada a respeito por que? Só faz tecer odes ao alcaide? Lembre-se você é um intelectual de grande importância para a nossa cidade e tem o dever de cobrar com responbilidade do 1º mandatário o cumprimento das obrigações mínimas para com as pessoas da COHAB.
    A crítica com responsabilidade e respeito é construtiva e acima de tudo um direito nosso como municipe. Tenho absoluta certeza que você irá se engajar nessa luta. É o desejo de todos...Boa Sorte.

    Antonio Cruz
    Macau-RN

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas,meu nome é Antonio josé da Silva,sou professor contratado da rede municipal de ensino,o motivo desta é apenas alertar a população como somos tratados diante do excelentíssimo prefeito constitucional de Macau/Rn:
    1º Como há um deficit de professores,a atual legislação só inicia os contratos após o Carnaval,ficando os alunos até 02 meses sem professores
    2º apesar de formado ganho menos que os efetivos
    3ºnão temos direito a décimo-terceiro saláŕio
    4ºsomos alvo de piadas maldosas por parte dos efetivos que nos culpam por não terem reajustes
    5ºsomo frequentemente"convidados" a participar das manifestações políticas do prefeito Flávio.
    como precisamos trabalhar e garantir o sustento temos que nos submeter a esses constrangimentos.Fica só um alento,que dias melhores virão.Desde já agradeço a publicação dessas palavras carregas de indignação.

    ResponderExcluir