Fotos e texto: Alex Gurgel
Mangueiras de luzes nos trocos das árvores é toda a decoração natalina de Macau.
Durante esse período natalino, quem chega a Macau tem a impressão que a cidade não celebra o natal, devido à falta de iluminação nas ruas. Algumas mangueiras de luzes correm pelos trocos das árvores na Praça Monsenhor Honório e na Praça Nossa Senhora da Conceição, além de duas gambiarras no shopping (antigo mercado), completando o enfeite natalino de Macau. E só.
“Há algumas casas na Rua Pereira Carneiro que estão muito mais decoradas com motivos natalinos do que as ruas de Macau”, reclamava Elizabete Medeiros, moradora do Bairro Navegantes, ressaltando que tem ruas em Macau que estão no escuro. “Cadê o dinheiro da Taxa de Iluminação Pública que não é usado nessa época? Afinal, quem paga a conta não é o povo?” Completou.
O período natalino é tempo de luzes piscando, as lojas tocando “jingle bell”, pessoas procurando presentes e incrementando o comércio. A falta de uma decoração para homenagear o nascimento de Jesus Cristo deixa a população órfã de uma tradição cristã, quando se construíam presépios para celebrar o natal e eram desmontados no Dia dos Reis Magos, em 06 de janeiro.
Praça Nossa Senhora da Conceição com uma decoração muito fraca, quase no escuro.
No centro de Macau, as árvores do shopping ganharam uma gambiarra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário