domingo, 12 de dezembro de 2010

Macau é uma cidade rica onde padece um povo pobre

clique na figura para ampliar
Demonstrativo do Portal da Transparência apontando que Macau arrecadou mais de 18 milhões de Reais até outubro desse ano. Onde foi aplicado esse dinheiro?

por Alex Gurgel 

Até o mês de outubro de 2010, Macau já arrecadou a quantia de mais de R$ 18 milhões somente em royalties repassado pela Petrobras com a produção de óleo no município, como indica os números do Portal da Transparência (veja quadro acima). Isso equivale uma média de R$ 1 milhão e 800 mil por mês, que deveria ser investidos no município para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Enquanto isso, a cidade não tem um Terminal Rodoviário, o Mercado Público é um verdadeiro lixão insalubre, o Matadouro Público Municipal não existe, o Posto Policial em Diogo Lopes está fechado há anos, não existe segurança em lugar nenhum, a saúde pública é um caos, o SUS não funciona a contento e os pacientes mais graves são enviados para Natal, usando a “ambulancioterapia”.

Além do mais, em Macau não há políticas sociais para os jovens e nem muito menos para os adultos carentes. A droga do crack virou uma epidemia na cidade ao ponto de ninguém criar galinhas em Diogo Lopes com medo dos “noiados” roubarem as penosas. A consequência dessa inércia administrativa é o aumento da violência com um número cada vez maior de roubos e assaltos na cidade.

Educação? É só perguntar aos professores municipais se eles já estão ganhando o Piso Salarial, decretado pelo Governo Federal há mais de um ano. As escolas vivem com o pires na mão, carecendo de verbas até para comprar papel ou colocar luzes em algumas salas, como é o caso da Escola Municipal Maura Bezerra, na Cohab. Os alunos macauenses sofrem na pele o descaso do governo municipal com transporte público de baixa qualidade e péssima condições das escolas.

Isso é só a ponta do iceberg. O fato é que o município de Macau é rico e seu povo sofre calado na mais absoluta pobreza porque não há uma preocupação com políticas sociais por parte do Executivo Municipal, que prefere esbravejar sua incompetência praticando o velho método do  assistencialismos em tempos eleitorais.

4 comentários:

  1. Sugestão aos partidos de oposição:
    Procurem tornar público todos os ilicítos que vêm ocorrendo na cidade, não só através de publicação nos "blogs'(que são extremamente suspeitos e tendenciosos) - com todo respeito - Como também, através de audiências públicas nos bairros convocando associações de moradores, clubes de mães, creches, clubes de terceira idade, igrejas, organizações religiosas e civis, mostrando com dados e números o real cenário e o cenário ideal em face da abundancia de recursos, enfatizando a sua distorcida aplicabilidade.
    Tudo isso pode e deve ser feito através de uma oposição séria e descomprometida com interesses espúrios, deixando de fora as picuinhas pessoais e falta de respeito, focando tão somente os problemas que já são muitos e apontando as soluções, pois elas existem.
    Enfim o que está faltando é seriedade politica, inclusive por parte das oposições que são tão irresponsáveis quanto a situação.
    O problema de Macau não é falta de recursos e sim falta de gestão dos recursos e a implementação de politicas públicas efetivamente voltadas para o bem estar comum.
    Oposição se faz com responsabilidade, não apenas criticando, porém apontando rumos e soluções para os problemas, e elas existem (as soluções) É SO TER SERIEDADE COM A COISA PÚBLICA!!!... REFLITAM!!!...O DESEJO DA MUDANÇA É GRANDE!!!... PORÉM QUEREMOS QUE ELA SEJA FEITA COM RESPONSABILIDADE, PARA MELHOR E DE PREFERÊNCIA SEM ENGANAÇÃO!!!... REFLITAM, O POVO ESPERA RESPOSTAS.

    A)Um macauense que mesmo longe da sua terra natal, ainda acredita em mudanças.

    ResponderExcluir
  2. Ate quando vamos aguentar isso?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Bosco Afonso por contratar O jornalista Alex Gurgel, ele esta dando um show de jornalismo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que deva haver uma oposição responsável. Em qualquer lugar. Mas, antes de tudo, deverá haver um estado de espírito público em nossos prefeitos. Macau só viu os prefeitos olharem para suas famílias e se beneficiar com o erário. Parabéns ao jornalista Alex Gurgel pelo bom trabalho jornalístico que vem desempenhando. Bosco Afonso também está de parabéns por proporcionar um blog tão bom pra gente...
    Caio Medeiros, Macau

    ResponderExcluir