Fotos e texto: Alex Gurgel
O sofrimento da família durante o velório do professor Benito comoveu a cidade de Macau.
A cidade ficou comovida com o velório de Benito Barros. Nessa segunda-feira sem graça, a população macauense foi prestar a última homenagem ao seu mais ilustre poeta-escritor da contemporaneidade. A missa de corpo presente foi celebrada pelo Padre Murilo e assistida por centenas de pessoas que lotou o salão do Lions Clube de Macau.
Padre Murilo exaltou as qualidades de Benito Barros, dizendo que o professor estava há 300 anos adiante no tempo em relação as pessoas comuns. “Benito estava muito a frente do seu tempo. Além de um um homem muito inteligente, ele era um boêmio que gostava de estar perto do povo humilde de Macau”, disse durante a missa.
Com a bandeira de Macau sobre o caixão, o féretro saiu do Lions Club e percorreu as ruas de Macau, acompanhado da Filarmônica Monsenhor Honório que tocava dobrões fúnebres em homenagem à Benito Barros, que por onde passava era saudado por calorosos aplausos. Na frente do cortejo, a voz emocionada da amiga Dorotéa Dantas ecoava pelos becos macauenses: “Viva o Imperador!”
Para o jornalista Bosco Afonso, Macau perdeu uma de suas grandes inteligências e a sua intelectualidade ficou mais pobre com a morte de Benito Barros. “Foi uma perda imensurável para a educação, para a política e para a poesia, enquanto o meio ambiente e a luta pela igualdade social perdeu o seu maior baluarte com o passamento do macauense ilustre”, completou Bosco.
Família rezando e fazendo as últimas homenagens à Benito Barros.
A família junto a população macauense orando por Benito.
Uma multidão foi até o Lions Clube para dar o derradeiro adeus à Benito Barros.
Banda Filarmônica Monsenhor Honório tocou dobrões funebres durante a missa e ao longo do caminho, acompanhando o féretro até o cemitério.
Foto de Benito retirada do blog Macau em Dia foi usada pelas pessoas em luto para homenagear o professor.
O editor do blog fez várias fotos de Benito durante o ano e foram publicadas no Macau em Dia. Os universitários fizeram homenagens com camisetas.
Enquanto tocavam as marchas fúnebres, alguns músicos se emocionaram.
Por volta das 17 horas, o corpo deixa o Lions Clube coberto com a bandeira de Macau.
Uma multidão acompanhou o carro fúnebre até o cemitério Monsenhor Honório.
Amigos e familiares foram ao lado do caixão pelas ruas de Macau.
Momento em que o caixão de Benito Barros é enterrado no jazigo da família.
Uma pequena multidão deu o último adeus à Benito Barros fazendo orações.
Discursos foram proferidos e poesias declamadas na sepultura de Benito, numa derradeira homenagem.
CHICO PARAIBA NEM PARECE QUE ESTAR SENTINDO COM A MORTE DE BENITO BARROS QUEM REALMENTE ESTAR SOFRENDO NAO TEM CLIMA PARA ESTAR SORRINDO COMO ELE ESTAR NO ENTERRO FALTAR DE COMSIDERAÇAO,SENPRE PALHAÇO ESSE CHICO.
ResponderExcluirEsse nojento do chico paraiba ta rindo do quer o momento e de tristeza seu mal carater.
ResponderExcluirNAO VEJO MOTIVO PARA RISSOS NO ENTERRO DO INPERADOR MAIS RESPEITO CHICO OTARIO. VOCE NAO ESTA NO GABINETE DO SEU PREFEITO NAO RESPEITE A DOR DOS OUTROS.
ResponderExcluirParabens à equipe do www.macauemdia.blogspot.com pela cobertura fotográfica e jornalística. A equipe deu um verdadeiro "banho" na concorrência. Fazer jornalismo com seriedade tem os seus méritos.
ResponderExcluirParabéns.
A sensibilidade profissional do fotógrafo Alex Gurgel ficou marcada na fotografia em que uma das integrantes da Filarmônica usa o seu instrumento e chora pela morte do inesquecível Benito Barros.
ResponderExcluirMAIS QUER ABSURDO NAO E UM MOMENTO ENGRAÇADO MAIS MUITO TRISTE A MORTE DE BENITO,MAIS QUER FALTA DE COMSIDERAÇAO CHICO PARAIBA.
ResponderExcluirchico paraiba estava mangando da morte de benito era? pois ali nao e canto de ficar rindo e logo perto da familia do difunto. sei nao chico melhore....
ResponderExcluirAss. kleber
Chico Senpre foi mal carater so quem confia nele e o prefeito fuleeiro tanbem me digas com quem amdas que eu derei quem tu eis.
ResponderExcluirO SALGADINHO ERA MESMO SAUDOSO BENITO BARROS!!!!
ResponderExcluirquem prova que salgadinho era o meu amigo benito?
ResponderExcluirBenito amou seu povo, sem lhe pedir nada em troca.
ResponderExcluiré diferente de quem faz que ama para adquiri alguma coisa.
pense que Macau perdeu um grande defensou de causas públicas.
CHICO PARAIBA NÃO TEM SENTIMENTO NEM POR ELE MESMO, IMAGINE POR ALGUEM, ELE PENSA QUE O DINHEIRO É TUDO MAIS NÃO É NADA.
ResponderExcluirCHICO PARAIBA E UM IDIOTA.
ResponderExcluirPoie é seu chico Nojento, vc é mesmo um mal Carater, fica sorrino zombando da Dor dos outros.
ResponderExcluirSeu sem escrupulos.
Chico Paraíba nojento.
ResponderExcluirminha dor é para sempre eu amo Benito Barros porque as lembraças da personalidade dele vai fica comigo.LETICIA CARNAUBAIS
ResponderExcluirRir e chorar , são açoes inerentes a cada personalidade e momento do ser humano, estão julgando o Chico por uma ação momentânea , quem afirma que ele não estava sentindo pela morte do saudoso Benito, parem de hipocrisia, será que todos tinham que agir com sensacionalismo como a dorotéia , se acabando, chamando a atenção da sociedade, isso é sentimento ? por favor esse jugamento é erroneo, cada um sabe o seu próprio sentimento, não é um riso, nem muito menos uma histeria que irá transparecer o que sentimos, mas o que se passa em nossas mentes e nossos corações.
ResponderExcluirbenito 5 meses já se passaram e a saudade ainda continua vc ficara guardado para sempre em nossos coração.
ResponderExcluirbenito 6 meses se passaram a saudade continua para sempre.
ResponderExcluir