quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Nova vida para a cultura macauense

Chico Paraíba garante que o Teatro Hianto de Almeida será inaugurado até julho desse ano.

Por Alex Gurgel

Mesmo muito ocupado com os afazeres para a produção e execução do “Carnaval de Macau 2011”, o presidente da Fundação de Cultura de Macau, Chico Paraíba, parou para falar sobre a situação da cultura macauense. A reportagem encontrou o presidente da Fundação de Cultura de Macau, Chico Paraíba, em Djane, em plena Praça da Conceição, que afirmou ter vários projetos para 2011.

“O projeto para a restauração do Teatro Hianto de Almeida já está pronto e as obras devem se iniciar agora em janeiro, no mais tardar em fevereiro e será reinaugurado até o mês de julho”, garantiu Chico, ressaltando que a verba orçamentária “já está escutando a conversa”, mas não revelou valores.

O presidente disse ainda que construirá o Conservatório de Música, que vai abrigar a escola de música do município e formar novos talentos na área musical. Chico Paraíba ainda citou a criação do “Auto de Macau” e do “Coral da Cidade” como projetos importantes que estão sendo trabalhados por sua gestão.

Chico Paraíba reconhece que a Casa de Cultura Palácio do Salineiro está entregue às ruínas. Ele disse que nunca houve uma parceria entre a Fundação José Augusto, órgão de cultura do governo do RN, e a Fundação de Cultura do município. “O presidente da FJA ficou de reformar o prédio e entregar para a prefeitura fazer a manutenção. Isso nunca aconteceu”, afirmou.

Com o novo governo em curso, Chico espera que Rosalba Cialine tenha tanta sensibilidade com a cultura do Estado do RN, assim como ela teve com Mossoró quando foi prefeita. “A gente sabe que as Casas de Cultura só funcionam em parceria do Governo com as Prefeituras. Esperamos poder contribuir com a Casa de Cultura, ajudando a dinamizar a cultura no nosso município”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário