Velório de Padre Penha está sendo realizado na Igreja São Pedro e o enterro será no Cemitério do Alecrim, após a missa de corpo presente a partir das oito horas da manhã.
Texto: Alex Gurgel
jornalista - alexgurgel@msn.com
O corpo do Padre Penha chegou à Igreja São Pedro, no bairro do Alecrim, com uma saudação em forma de badaladas intermináveis do sino, anunciando que ali estava o coração de um homem santo, reverenciado pela Igreja e admirado pelo respeito daqueles que o conheceram em vida.
Monsenhor João Penha Filho faleceu de uma parada cardíaca na manhã de hoje, aos 84 anos, em sua casa, próximo a Igreja São Pedro, em Natal. Ele nasceu em Touros, mas teve sua vida pastoral marcada em Macau. De tal forma se identificou com Macau, que para chatear o pessoal de Touros dizia que Padre Penha era macauense.
Padre Penha exerceu o sacerdócio por mais de 57 anos, atuando em Santa Cruz, Lagoa Nova, Currais Novos, Campestre e Macau. Ultimamente, Padre Penha era capelão do Colégio Nossa Senhora das Neves, vizinho a sua casa. Conforme sua sobrinha Cristina Cortez, ele ainda rezava suas missas quando se sentia saudável.
Segundo o jornalista Bosco Afonso, Padre Penha desempenhou um papel importante no desenvolvimento educacional de Macau. “Ele foi um dos pioneiros na educação macauense”, disse Bosco, ressaltando que foi Padre Penha quem construiu o Ginásio Nossa Senhora da Conceição, onde hoje é o Ceimh (Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório).
O amigo do Padre Penha Manoel Maurício, conhecido em Macau como Manolo, levou o Padre Penha para dar a “unção dos enfermos” ao corpo do professor Benito Barros, ainda quando o Imperador da Casqueira estava no hospital Promater, logo depois do natal.
Padre Penha será velado a noite inteira na frente do altar da Igreja São Pedro. Na manhã dessa terça-feira, logo após a missa de corpo presente, por volta das oito horas, acontecerá o enterro no Cemitério do Alecrim, em Natal.
A Igreja São Pedro ficou lotada o tempo inteiro.
Pessoas de Touros e Macau estão fazendo as últimas visitas ao Padre Penha.
Igreja lotada de admiradores.
Familiares emocionados.
O caixão é fechado.
Ah, nosso Monsenhor Penha
ResponderExcluirDos escoteiros e da educação
Do Ceimh, antes o Ginásio
Nossa Senhora da Conceição
Teu nome quero invocar
Assim te homenagear
Com uma simples saudação!
Sim, o Padre do Sempre Alerta
Famoso grupo musical
O Padre Penha do Pio XI
E Universidade Federal
Que sempre será lembrado
Para sempre denominado:
O Padre Penha de Macau!
Vando
Padre renomeado,padre iluminado,padre vnerado, padre que transformou Macau em Cidade abençoada e iluminada. Com sua força de vontade sempre determinada, pregando evangelho apalavra de Deus Palavra determinada. Com seus ensimanentos construio o saber, saber que teve como legado, legado abençoado dom de Deus onde deixou suas marcas, que o fogo o vento a água não apagaram sempre estarão presemtes nos corações enaltecidos quando soar o reverendo nome Padre Penha.
ResponderExcluirWilldênio Costa
18 de janeiro 2011