Texto: Alex Gurgel
Quem navega pelo Rio Assu se depara com as enormes pirâmides de sal. Vejam o tamanho dos coqueiros no pé da montanha de sal.
Na terra onde o sal brota como se fosse flores de leite muito alvas, as pirâmides de sal ao longo da foz do Rio Assu formam um espetáculo raro pra ser ver bem de perto, de preferência dentro de um barco, navegando por águas tranquilas numa manhã azul.
Embora a visita as salinas seja proibida aos olhos digitais dos turistas, existe a possibilidade de ver o sal armazenado através do rio que vai desembocar no Oceano Atlântico. As portas fechadas das salinas caracteriza um provincianismo que a estrutura governista macauense ainda não conseguiu resolver.
Afinal, as pirâmides de sal são cartões postais de Macau e podem ajudar a incrementar o turismo local. O seu potencial turístico começa a ser descoberto e tem tudo, para que num futuro próximo, possa ser explorado com passeios de barcos aliado a uma aventura ecológica através do rio.
Macau é o maior produtor de sal marinho do Brasil. Somente o município é responsável por 85% da produção nacional, um dos esteios de sua economia. Terreno plano e abaixo do nível do mar, a região é seca com mata de caatinga, altas temperaturas e ventos constantes o que ajuda na evaporação para a produção de sal.
Dica de Navegação
Ana Diná sugere o passeio de barco durante a maré baixa.
Segundo a estudante macauense Ana Diná, um passeio pela barra do Rio Assu é um convite para quem vai a Macau. A saída dos barcos acontece do píer do “Trapiche”, logo após o restaurante Maré Mansa. Lá, alguns barcos estão sempre disponíveis para o passeio. "A viagem independe da hora da maré, mas é preferível que aconteça com a maré baixa", explicou a estudante.
Macau integra o Polo Turístico da Costa Branca. A Reserva de Desenvolvimento Susptentátvel Ponta do Tubarão em Diogo Lopes e Barreiras é outra grande atração da região. A cidade é tem hotéis e pousadas, localizados no centro e na praia de Camapum. Os seus restaurantes são mais especializados em peixes e frutos do mar.
O Rio Assu é disputado por pescadores que pescam em suas gamboas.
Barcaça de sal sendo carregada nas salinas de Macau.
Barcaça de sal navegando na foz do Rio Assu.
Salinas ao longo do Rio Assu são atrações para os turistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário