quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Museu do Carnaval macauense com as portas fechadas

Por falta de estrutura, o Museu do Carnaval Colô Santana passa o tempo inteiro fechado, impedindo que os visitantes conheçam a história do mais tradicional carnaval do Rio Grande do Norte.

por Alex Gurgel
jornalista | alexgurgel@msn.com 

No Brasil, somente três cidades possuem um museu dedicado ao carnaval: Rio de Janeiro, Salvador e Macau. O Museu Carnavalesco Colô de Santana apresenta a evolução do carnaval de Macau através de fantasias, alegorias, fotos e documentos dos blocos da cidade a partir de 1951. Esforço pessoal de Titico, presidente do museu e mestre da Escola de Samba Ases do Ritmo.

Conforme Francisco Raimundo de Santana, conhecido como Chiquinho Catapirra, atual administrador, o Museu Colô de Santana começou nas dependências do campus da UFRN, onde Benito Barros cedia uma sala. “O primeiro prefeito dar uma ajuda ao Museu foi José Antônio”, disse Chiquinho Catapirra, salientando que de lá pra cá, todos os prefeitos foram sensíveis ao projeto do Museu do Carnaval de Macau.

Atualmente, o Museu Carnavalesco Colô de Santana está funcionando numa garagem, localizado próximo ao Mercado Público, fechado na maior parte do tempo. Conforme Chiquinho Catapirra, responsável pelo museu, todos os objetos históricos do museu vai ser transferido para outro local que será designado pela Prefeitura de Macau.

Chiquinho Catapirra admite que o local onde o Museu Colô de Santana está localizado é pequeno e não mais comporta o acervo. Ele disse que o museu vai ser transferido para um prédio maior onde possa abrigar toda a grandeza e história do carnaval de Macau. “Esse museu representa a cultura viva da nossa cidade”, enfatizou.

Catapirra e o Carnaval de Macau 

Carnavalesco macauense Chiquinho Catapirra.

A história de Chiquinho Catapirra confunde-se com a história do carnaval macauense, tornando-se um capítulo a parte dessa folia. Catapirra começou a brincar carnaval aos cinco anos de idade, influenciado pelo tio, fundador de uma Escola de Samba na cidade chamada Garoto do Samba, a escola de Zé Gilete. Chiquinho conta que já brincou carnaval pela Imperadores do Samba, Ases do Ritmo, Sombras e tantos outros.

Com uma vasta bagagem de conhecimentos em torno do carnaval, Chiquinho Catapirra confessou que estar disposto a criar uma nova escola de samba para disputar o título do Carnaval de Macau. “Nós queremos que a nova escola seja chamada de Batuqueiros de Vila Izabel com as cores azul e branco”, disse orgulhoso.

Os Papudinhos, Equipicão, Jardim, o Boneco do Seu Ne, Os Bruxos, Os Cancaceiros, Bloco dos Sujos, Os Caça Cabaços, Escola de Samba Garoto do Samba, Ases do Ritmo, Imperadores do Samba, Incríveis do Samba, Os Corsários do Samba, tribos de Índios como Tupi-Guarani, Tabajaras e Sheenys estão guardados no Museu Colô de Santana, fechado a visitação.

4 comentários:

  1. Amigo, nesse acervo todo, não tem nada da Escola de Samba Bafo da Onça?
    um abraço
    Marcos Pinto.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Alex, quero parabenizar pelo blog, muito bem escrito, que trata com seriedade os assuntos dessa importante cidade litorânea. Nasci em Macau onde passei parte da minha infância, depois minha família se mudou e passamos muitos anos fora. No ano passado revisitei a cidade, fotografei e vi que muita coisa mudou desde o tempo dos meus pais e avós. Tenho um carinho muito grande por essa cidade de filhos tão ilustres como Edinor Avelino. Parabéns. sou fiel seguidor desse blog cujo mérito é a credibilidade. Abraço. Caetano Cariello

    ResponderExcluir
  3. Caro Alex Gurgel
    Fico Feliz por saber que um Catapirra é homem de artes carnavalescas. Mas o que mais me despertou foi o nome Catapirra. Será nome ou alcunha como nós lhe chamamos aqui em Portugal. Ora acontece, que eu me chamo também Catapirra de nome. Em Portugal é um nome muito raro, e certamente que aí no Brasil também. Seria possível saber junto do Sr. Chiquinho Catapirra qual a origem do seu nome. (calculo que a ser nome virá de Portugal e será da minha família seguramente). Sei que vocês no Brasil têm uma ave com nome de Catapirra, será por esse motivo que o senhor tem esse nome.
    Como estou a fazer algumas envestigações sobre as minhas origens, se não fosse pedir muito, poderia Sr. Alex Gurgel me fazer chagar informações sobre o Sr. Catapirra.

    meu email é zezacarias@gmail.com

    Grato por toda e qualquer informação sobre o Sr. Chiquinho Catapirra
    Cumpimentos desde o Alentejo Portugal

    José Zacarias Catapirra Lourenço

    ResponderExcluir
  4. Caro Sr. Alex Gurgel

    Ficou contente por saber que o Sr. Chiquinho Catapirra é mestre em artes Carnavalescas, mas o que mais me chamou à atenção sem dúvida foi o nome Catapirra. Será que o Sr. Chiquinho se chama Catapirra de nome ou de alcunha como nó lhes chamamos aqui em Portugal. Eu sei que vocês aí no Brasil têm uma ave com esse nome. Será que é daí a origem de Catapirra do Sr. Chuiquinho? Ou será o nome dele mesmo? Se for o caso, qual a origem do Sr. Chiquinho e de onde lhe vem o nome. A minha curiosidade prende-se com a raridade do nome. Certamente rara aí no Brasil porque em Portugal também o é. E porquê o meu interesse por esse nome e não outro? Ora acontece que eu tenho Catapirra no meu nome completo (José Zacarias Catapirra Lourenço) e como estou fazendo algumas pesquisas sobre as as minhas origens, sobretudo do nome Catapirra fiquei com interesse em saber.
    Seria possível caro Sr. Alex Gurgel, saber junto do Sr. Chiquinho Catapirra informações acerca do seu nome. Pois se for o caso de ser o seu nome, certamente a sua origem é portuguesa e será com certeza da minha família
    Agradeço toda e qualquer informação que me possa dar.

    O meu e-mail é zezacarias@gmail.com

    Cumprimentos desde Portalegre, Alentejo Portugal

    ResponderExcluir