Jô Lopes tem projeto para desenvolver a economia de Barreiras e Diogo Lopes através do artesanato comunitário.
por Alex Gurgel | jornalista
alexgurgel@msn.com
Conhecendo o potencial das mulheres de Diogo Lopes e Barreiras, a artesã Jô Lopes tem um projeto para ensinar artesanato. “Elas passam o dia inteiro com a barriga no fogão e cuidando de suas casas, mas elas têm potencial de grandes artistas”, declarou Jô, ressaltando que elas só precisam de uma força para começar a produção.
De acordo com a artesã, seria necessário um espaço para a exposição dos trabalhos feitos em crochê para roupas, toalhas de mesa e colchas de cama; com reutilização de papel para fazer de quadro de parede a cadeira; com cabaças do mato e búzios do mar para fazer artigos de decoração; com a carnaúba que faz bancos do seu tronco e bolsas de sua palha.
Jô Lopes disse que já está a seis meses morando em Diogo Lopes. Durante esse tempo, ela está tentando conversar com as pessoas para viabilizar um espaço para fazer funcionar o projeto. Enquanto isso, Jô vem conscientizando às pessoas sobre a importância de preservação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável. “Somos representantes dessa reserva e essas senhoras precisam valorizar esse conceito ecológico no artesanato produzido aqui”, disse.
Segundo o projeto de Jô Lopes, tudo poderia começar com um “ateliê de artes” (oficina onde os artesões pudessem trabalhar em conjunto), que poderia ser um galpão ou uma sala para abrigar máquinas de costurar, além de estocar matérias primas para a fabricação do artesanato. “Com o tempo, o próprio ateliê se transformaria em loja para que o turista que visita Diogo Lopes possa comprar o artesanato diretamente dos artistas”, explicou.
Jô Lopes acredita que as mulheres de Diogo Lopes e Barreiras têm tempo livre para se dedicar ao artesanato, aumentando consideravelmente a renda familiar com a venda dos produtos. “A gente também pode dar visibilidade ao nosso trabalho através de feiras de artesanatos promovidas pelo Governo do Estado através do Pró-Arte, além de contar com a parceria da Prefeitura de Macau para divulgar nossos produtos, nossa arte”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário