quarta-feira, 23 de março de 2011

Há cultura em Macau?

Casa de Cultura Palácio dos Salineiros de Macau está em ruínas e abandonada.

Alex Gurgel | jornalista
alexgurgel@msn.com

Há tempos que os equipamentos de cultura em Macau estão parados, como se a cidade não tivesse cultura para oferecer. O Teatro Muncipal Hianto de Almeira já faz mais de três anos que está com suas portas fechadas pelo descaso; o Museu José Elviro está entregue as traças e a boa vontade de Gilson Barbosa, quem verdadeiramente cuida do lugar.

Recentemente, a governadora Rosalba Cialine assinou um “protocolo de intenções” para a reativação das Casas de Cultura em todo o Estado. Em solenidade realizada no Teatro de Cultura Popular, em Natal, o prefeito de Macau Flávio Veras assinou convênios com a governadora para assegurar verbas para serem investidas na recuperação da Casa de Cultura “Palácio dos Salineiros”.

Atualmente, o antigo prédio está em ruínas, em total estado de abandono e sem as mínimas condições para fortalecer a identidade cultural e resgatar a história do povo de Macau. Nesse tempo em que ficou fechada, A Casa de Cultura já foi incendiada, saqueada várias vezes por vândalos e está sendo utilizada para consumo de drogas e prática de sexo.

Em estado decadente, A Casa de Cultura de Macau vai precisar que o Governo do Estado do RN gaste muito dinheiro  no prédio de arquitetura colonial que pertencia ao ex- prefeito do município Albino Mello, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural. Hoje, os banheiros não podem ser usados porque não têm água e as instalações elétricas foram roubadas, não existindo energia na Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário