quarta-feira, 9 de março de 2011

Tribo Awá-Guajá pode desaparecer

Uma das poucas tribos amazônicas que ainda sobrevivem nos costumes indígenas, a Awá-Guajá (foto), pode desaparecer por conta do desmatamento da floresta causado pela chegada de colonos.

Isso é o que aponta o relatório que a ONG Surival Internatiol teve acesso. Segundo a organização (que defende a preservação dos índios) a região da selva que a tribo habita é o território indígena que mais sofreu com o desmatamento em 2009, último ano de registro.

A região sofreu com a chegada de colonos e madeireiros que fazem a poda ilegal sem nenhuma ação das autoridades que, segundo a ONG, sabem do problema.

A tribo habita três dos cinco territórios que mais foram afetados pelo desmatamentos, chegando a 31% de desmatamento em sua superfície.

A ONG ainda diz que 360 membros da tribo já tiveram contato com a civilização, mas ainda existem até 100 índios que vivem isolados e não querem perder a terra para o desmatamento.

A ONG usa palavras fortes como “genocídio” para descrever a situação já que, por conta da situação, animais que são caça da tribo estão desaparecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário