segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mércia Teixeira: “Eu estou aqui para trabalhar pela Educação de Macau”

Mércia Teixeira é educadora há 30 anos, formada em Letras, professora de Língua Portuguesa, Psicologia, diretora do Clara Tetéu e do José Olavo.
 Alex Gurgel | jornalista
 alexgurgel@msn.com

Durante o primeiro mês no cargo de secretária de Educação municipal de Macau, a professora Mércia Teixeira Barros tem encontrado algumas dificuldades, principalmente porque o antigo secretário, Jorge Pinto, não se reuniu para transferir o cargo e nem repassar os problemas para a nova secretária. “Se tivesse acontecido a transição, eu estaria com mais precisão no trabalho e menos dificuldades”, explicou.

A atual secretária  Mércia Teixeira encontrou a Secretaria de Educação numa grande defasagem no que diz respeito ao transporte público para os estudantes, com ônibus super-lotados, onde motoristas estão conduzindo muita gente nos ônibus. Em relação à depreciação dos veículos, a secretária disse que há sérios problemas. “Fiz algumas reuniões com os servidores para verificar a situação, que está complicada”, disse.

Sobre o Plano de Cargos Carreira e Salário dos professores de Macau, a professora Mércia Teixeira disse que ainda vai se inteirar sobre o assunto. “Eu ainda não tive nenhuma reunião com o prefeito Flávio Veras para ver a posição da Prefeitura. No momento, a gente está viabilizando a estrutura para que o aluno se sinta confortável na escola”, disse a professora.

Segundo a secretária Mércia Teixeira, os professores que fizeram um exame de seleção estão sendo contratados diante das necessidades da Secretaria de Educação, além de todo o pessoal de apoio como Auxiliares de Secretaria e ASGs. “Nós estamos dando encaminhamento aos problemas mais urgentes para dar uma resposta à comunidade nas escolas e creches”, disse a professora.

Professora Mércia Teixeira está há um
mês no cargo de Secretária de Educação de Macau.
Equipamentos desaparecidos

Devido à falta de uma equipe de transição, a professora Mércia Teixeira encontrou a Secretaria de Educação com sérios problemas estruturais. Da merenda ao transporte escolar, a secretária teve que buscar informações para começar seu trabalho. “Estou chamando cada setor para que eu possa conhecer os trabalhos que estão sendo feitos”, disse.

Quando chegou a seu gabinete na Secretaria de Educação, a secretária disse que houve algumas denuncia dando conta do sumiço de vários computadores. Porém, a secretária explicou que as evidências apontam para o desaparecimento de um conjunto de equipamentos, que não são necessariamente computadores, mas equipamentos eletrônicos em geral.

A secretária disse que se deparou com uma nota fiscal referente a um “equipamento eletrônico”, o qual não estava na Secretaria de Educação. “Eu já estou preparando um documento dizendo que esse material não foi entregue e também não consta o total desse equipamento”, declarou a secretária.

Educação em Macau segundo o prefeito

Em sua fala na Câmara Municipal de Macau, durante o inicio dos trabalhos legislativos, quando foi apresentar o “plano de ações”, o prefeito Flávio Veras prometeu que iria investir R$ 2 milhões na Educação macauense. Somente no Assentamento Venâncio Zacarias, o prefeito vai investir  150 mil Reais numa escola de Ensino Infantil.

Na escola Edinor Avelino, o prefeito prometeu construir uma quadra de esportes, além de melhorar as áreas de acesso. No colégio Padre João Penha Filho, o prefeito quer fazer  um remanejamento das creches para aquele local, cuja reforma ele garante que já estar quase concluída.

500 mil Reais vai para o Complexo Educacional que será feito em parceria com a Universidade do Estado do RN (UERN), além das reformas e ampliações das escolas Mauro Bezerra (Cohab) e Alferes Cassiano (Barreiras), num total de 75 mil para cada, para a realização de melhorias e reformas.

2 comentários:

  1. Tive a oportunidade de trabalhar com dona Mércia,apesar de ter sido por pouco tempo, deu para perceber o carater e o respeito pelo próximo que esta pessoa nutria, diferente dos demais que infelismente convivi.

    Pena que custaram a abrir os olhos. Talvez tenham aberto-os tarde demais. Mesmo assim acredito que a capacidade e persistencia da mesma irá fazer com que a Secretaria da Educação sobressaia perante a situação encontrada - a casa estava suja - para isso precisa ter bom ânimo seguido de honestidade e amor pelos os que utilizam o patrimonio, ou seja, principalmente as crianças que dependem das Escolas públicas para estudarem.

    Sucesso dona Mércia que Deus a ajude muito iluminando sempre os seus caminhos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, meu caro editor, pela reportagem com a professora Mercia. O lado triste é que ela pegou um rombo na Secretaria deixada pelo antecessor Jorge Pinto.

    ResponderExcluir