segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um gestor para o meio ambiente

Bosco Afonso é secretário da Semurb, em Natal, uma das principais 
capitais do Nordeste.
Da Redação | pvmacau@gmail.com

Nesses tempos onde a preservação de áreas verdes é de vital importância para a qualidade de vida da população, o jornalista Bosco Afonso está no comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), uma das principais secretarias da Prefeitura de Natal, pela importância na preservação e manejamento da estrutura ecológica do município

Bosco Afonso também é presidente do Conselho de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Conplam), um órgão colegiado responsável pelo planejamento urbano do Município, que tem em seu quadro como conselheiros as principais cabeças de Natal em seus segmentos. “O Conselho deve estar presente no âmbito de toda a discussão dos instrumentos de ordenamento urbano, temática tão importante para o desenvolvimento da cidade”, diz.

O blog Macau em Dia foi encontrar o jornalista e secretário em seu gabinete com sua mesa cheia de trabalho, principalmente sobre as discussões em torno do Plano Diretor de Natal. “Vamos discutir à exaustão com a sociedade as mudanças, colher sugestões através da internet, cartas, para depois encaminhar os resultados à Câmara Municipal”, ressaltou Bosco.

Bosco Afonso alerta sobre a importância de um Plano Diretor para que uma cidade cresça respeitando o meio-ambiente.“É um avanço na administração municipal, pois só haviam cinco ZPA’s (Zona de Proteção Ambiental) regulamentadas em Natal”, diz. A última revisão do Plano Diretor aconteceu em 2007, porém um dos principais pontos, a regulamentação das ZPA’s que definem as regras sobre o que pode ou não pode ser executado em determinadas áreas, ainda está em andamento.

Segundo o secretário da Semurb, a revisão do Plano Diretor é uma das ações da secretaria visando a Copa do Mundo de 2014, quando várias intervenções na cidade serão feitas com a participação efetiva da Semurb. “Todas as obras em Natal, insignificantes ou suntuosas, devem passar pelo corpo técnico da Semurb para receber o licenciamento”, disse Bosco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário