Famílias são cadastradas pela Secretaria de Ação Social, mas ninguém sabe informar qual será o benefício que as pessoas vão receber da Prefeitura de Macau com o "Cartão Família" |
Da Redação | pvmacau@gmail.com
Desde a semana passada, a Secretaria Municipal de Ação Social de Macau ocupa as escolas municipais as quartas-feiras para cadastrar os pais dos alunos, visando conceder um “Cartão Família”, benefício doado a população oriundo da própria secretaria. Para conseguir o Cartão Família, os filhos têm que frequentar as aulas regulamente, ter boas notas e a família ganhar menos de um Salário Mínimo por mês.
De acordo com o professor Araújo, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, esse cadastramento é uma manobra da Prefeitura de Macau para “jogar os pais dos alunos contra os professores e desestabilizar a categoria”. Araújo garante que o cadastro é feito na quarta-feira, no mesmo dia em que os professores estão fazendo uma parada de advertência. “A movimentação é para que o Prefeito cumpra a Lei e pague o Piso Salarial aos professores”, disse Araújo durante protestos pelas ruas de Macau.
A dona de casa Maria José Estela Justino tem dois filhos estudando na Escola Municipal Manoel Francisco da Cunha, na Ilha de Santana, e não foi autorizada a fazer o cadastro porque seu esposo ganha mais do que o Salário Mínimo. “Isso é politicagem. Eles (a Prefeitura) passam o ano inteirinho sem vir na Ilha e quando chegam, eles vêm com essa história de dar dinheiro ao povo”, disse indignada dona Maria José.
A funcionária da Secretaria de Ação Social, Verônica Barbalho, que fazia o cadastro na Escola Municipal Manoel Francisco da Cunha, não soube informar qual será o benefício que o cidadão vai receber com o “Cartão da Família”, se é dinheiro ou cesta básica. Para os esclarecimentos oficiais, a reportagem do Macau em Dia esteve várias vezes no gabinete da secretária Magali Marcelino, em Macau, mas não conseguiu encontrá-la. Até o fechamento da matéria, a secretária não havia atendido as chamadas em seu celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário