quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Homenagens, expos e escambo marcam Dia da Fotografia em Natal

Foto: AG Sued
Fotógrafos potiguares celebram a data com vários eventos acontecendo em Natal
Rosilene Pereira | jornalista

Dois importantes nomes da fotografia potiguar serão homenageados neste dia 19: Canindé Soares e Valdemir Germano, que têm contribuído de forma contundente para o crescimento da arte no Rio Grande do Norte. Mais antigo, Germano está há 65 anos fazendo retratos no Grande Ponto, local de encontro da velha guarda de Natal. Aos 85 de idade e um pouco debilitado, ele começou a trabalhar com fotografia logo depois da Segunda Guerra, quando Natal foi base aérea das tropas americanas. “Trabalhava com os equipamentos fotográficos deixados pelos americanos. Eram câmeras de alta tecnologia para a época”, lembra o fotógrafo, ressaltando que havia um laboratório completo de revelação em vários tamanhos já naquela década de 40.

Mais jovem, Canindé Soares estampa suas fotos em revistas e sites pelo mundo. Mantém um site com imagens dos acontecimentos diários de Natal, tendência fotojornalista herdada do tempo que trabalhou nas redações de jornais. Ano passado, Soares lançou o fotolivro Venha Viver Natal, com 95 fotos da cidade mais texto de escritores locais.

Organizado pela Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), o evento entregará a Germano uma placa pela sua dedicação às câmeras e realizará a exposição Encontro das Águas, de Canindé Soares, tudo no espaço de arquitetura cinquentista do Nalva Melo Café Salão. “Será uma grande confraternização de várias gerações da fotografia potiguar”, disse Alex Gurgel, presidente da Aphoto.

Ainda pelo Dia da Fotografia, está em cartaz a exposição Imagens do Cotidiano, com fotos dos sócios da Aphoto em exposição no Bar do Pedro (próximo ao camelódromo da Cidade Alta), reduto boêmio natalense. E a partir do dia 19, começa outra exposição fotográfica coletiva da Aphoto no restaurante do Sesc da Avenida Rio Branco.

O Solar Bela Vista apresenta ainda Vaqueiros Tradicionais do Seridó, de Alex Fernandes e Pablo Pinheiro; e o retrato da fé e a devoção por Nossa Senhora é tema da exposição Marias, do fotógrafo Anchieta Xavier. A mostra faz parte da programação cultural Agosto da Alegria, promovida pelo Governo do Estado e ficará em cartaz durante todo o mês, no Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto, na Rodoviária Velha, na Ribeira.

No sábado, 20, haverá um escambo de equipamentos fotográficos onde qualquer pessoa poderá levar o que deseja trocar ou vender. Será no Iate Clube de Natal a partir do meio-dia. No domingo, 21, ainda terá uma exposição do fotoclube de Parnamirim Amigos da Fotografia, que será realizada no Parque Aluísio Alves (Cohabinal), a partir das 15 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário