Fotos dos Moradores da Alcanorte |
Vila da Alcanorte, em Macau, tem as ruas sem pavimentação deixando a população exposta à poeira e ao lamaceiro. |
Ruas de barro com muita poeira nas casas e quando chove um grande lamaceiro se forma na porta das casas. O lixo é jogado nas esquinas e nas adjacências. O mato tomando conta das casa e sem a menor infra-estrutura, a Vila Industrial da Alcanorte é motivo de arenga desde 2004.
Os moradores do conjunto habitacional da Vila Industrial da Alcanorte já sofreram ameaças de despejos e agora, eles sofrem na pele com o descaso da Prefeitura de Macau que não provêm a infra-estrutura necessária para a população viver dignamente. Conforme o moto-taxista e morador da Vila da Alcanorte, Vagner de Oliveira, a comunidade estão tão esquecida que eles estão vivendo praticamente dentro dos matos, porque a Prefeitura não manda capinar.
A princípio, a Vila da Alcanorte foi habitada somente pelos trabalhadores da fábrica de barrilhas. Com o tempo, os funcionários foram despedidos e continuaram ocupando as casas com suas famílias. A invasão das casas aconteceu, de fato, no dia 21 de abril de 2004, quando mais de 230 imóveis foram ocupados por funcionários e ex-trabalhadores da fábrica. Os moradores fizeram um contrato com a empresa e pagam os aluguéis à empresa.
Apesar de pagar aluguel de casa, tarifas públicas como a TIP (Taxa de Iluminação Pública) na conta da Consern, ou a taxa de esgoto que vem na conta da Caern, a comunidade que mora na Vila da Alcanorte não dispões de manutenção na iluminação pública nem na rede de esgotos ou abastecimento de água. Por outro lado, a Prefeitura de Macau alega que a Vila da Alcanorte pertence a uma empresa e o Poder Público não pode atuar em propriedade privada.
“Vários políticos de Macau moram na Alcanorte, mas eles não fazem nada pelo povo. Eles só aparecem com suas promessas no tempo de eleição”, disse o moto-taxista Vagner, ressaltando que as eleições estão chegando e a comunidade saberá dar o troco para os políticos que não pensam na comunidade.
Sem manutenção, a mato invade o conjunto da Vila da Alcanorte. |
Muita poeira, falta de iluminação pública e lixo espalhado na comunidade. |
Em dias de chuva, a lama deixa as ruas imprestáveis para carros. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário