quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vereadores de Macau votam hoje o Piso Salarial dos professores

Dércio Cabral, Lampião, Champirra, Fátima Jácome, Zé Filho e Leila Lopes foram os vereadores que participaram da última sessão na Câmara Municipal de Macau.
Alex Gurgel | alexgurgel@com-texto.com

Segunda feira, 22 de agosto, durante sessão na Câmara Municipal de Macau, os vereadores leram e colocaram em discussão o Projeto de Lei elaborado pela equipe do prefeito Flávio Veras que define o valor do Piso Salarial dos professores municipais. Na sessão de hoje (24 de agosto), os vereadores vão votar o projeto do Piso Salarial que será devolvido para o prefeito sancionar, virando Lei de fato e de direito, ou rejeitar o projeto.

O presidente da Casa, vereador Champirra (PMDB), líder da bancada governista, defendeu a proposta do chefe do executivo, reconhecendo que ainda não é o valor ideal, mas é o que a Prefeitura pode pagar. Segundo o presidente, um professor de nível médio com 30 horas/aulas e com todas as vantagens, no início de carreira, pode chegar a R$ 1200,00. “Um professor com 20 anos de serviço, no último nível e com suas vantagens, pode ganhar até R$ 2600,00”, disse o vereador.

De acordo com o vereador Champirra, o projeto do prefeito Flávio Veras para incrementar o Piso Salarial dos professores, prevê um “incentivo” aos melhores professores de um Salário Mínimo complementar no final do ano ou uma viagem. O vereador disse que a Prefeitura pretende que o professor se empenhe em dar aulas de qualidade. Segundo ele, a última avaliação feita pelo Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica as escolas de Macau ficaram com níveis muito ruins.

Para o vereador oposicionista, Décio Cabral (PPS), a equipe do prefeito Flávio Veras não quer pagar o Piso Salarial Nacional, como determinou o Supremo Tribunal Federal (STF), porém criar novas despesas para os cofres municipais como um Salário Mínimo extra e viagens para incentivar os professores dar aulas de qualidade. “O melhor incentivo é o pagamento integral do Piso Salarial Nacional aos professores e os salários em dia. Não precisa gerar mais despesas para o município”, disse o vereador Décio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário