sábado, 3 de setembro de 2011

Notas da Salinésia

Foto: Getúlio Moura
Batelão de pesca ribeirinha. Gamboa do rio Xaréu - Macau RN
Pesquisas eleitorais duvidosas
Em Macau, houve uma enxurrada de pesquisas eleitorais nos últimos dias para que os políticos candidatáveis possam sentir o clamor popular em torno de seu nome. Porém, com a diferença grande nos resultados das pesquisas, as pessoas estão colocando em dúvida esses números e a lisura das pesquisas. Apesar de alguns blogs divulgarem os resultados das pesquisas eleitorais de vários institutos, ninguém disse que essas pesquisas eram registradas e disponíveis para análises mais apurados.

Fenômeno eleitoral
As recentes pesquisas eleitorais feitas em Macau apontam os mais diversos resultados, como se seguissem a velha regra comercial onde “quem manda é o freguês”. Os resultados das pesquisas também mostram que um determinado fenômeno eleitoral continua sendo estimulado, mesmo com números insignificantes.

Macau com 3 prefeitos
Uma boa observação foi feita pelo jornalista Aluísio Viana no seu blog (link no final da nota) dizendo que “Macau tem três prefeitos: Pelo instituto SETA o prefeito é  Túlio Lemos; pela Consult é  Eduardo Lemos e  pela Smart é  Odete Lopes”. O jornalista ainda profetiza: “Aguardem, a próxima pesquisa que será realizada em Macau. Não se sabe por qual instituto deverá eleger o quarto prefeito”.

O blogueiro e o dono do SETA
Não convide o blogueiro Irineu Cândido e o empresário Daniel Gonçalves, dono do instituto de pesquisas SETA, para um jantar amigável. O empresário está dizendo que o blogueiro o acusou de falsidade ideológica ao afirmar que os pesquisadores utilizaram o nome do CERTUS e não do SETA. O blogueiro afirmou que o empresário havia cometido um crime e o empresário pede retratação. Irineu respondeu que não vai se retratar e questiona a volumosa votação de um determinado “fenômeno eleitoral” de Macau e afirma que o SETA não é registrado, colocando em dúvida os resultados da pesquisa feita pelo respectivo instituto.

Eduardo e Flávio
Mesmo muito bem acomodados nos resultados das diferentes pesquisas eleitorais, o médico cardiologista, Eduardo Lemos, continua em cima do muro, como se nada tivesse acontecendo. Lá em Djane, os maiores cientistas políticos da cidade dizem que o rompimento da aliança entre o prefeito Flávio Veras e o médico está numa “peinha de nada”. Flávio insiste em apontar seu candidato a prefeito, argumentando que é uma “resolução” do PMDB. Por outro lado, Eduardo Lemos vendo seu nome bem situado nas pesquisas deverá reclamar por seu espaço político. A pergunta que não quer calar é: até quando doutor Eduardo vai ficar na sombra do prefeito?

Festa do Reencontro
Há uma grande expectativa no ar com a Festa do Reencontro, que acontecerá hoje na Praça da Conceição, onde os organizadores fazem uma estimativa que vão comparecer mais de cinco mil pessoas. Ao som da Banda Feras de Parelhas, haverá uma exposição fotográfica “Macau: Luz, Água e Sal”, de Marcuse de França e o lançamento dos dindins coloridos “Me Chupe”, com a marca da jornalista e produtora cultural Dorotéia Dantas.

Encontro de verdes
O PMDB do RN realiza hoje um encontro regional em Macau, onde vai reunir seus principais lideres estaduais e municipais. O encontro dos bacuraus acontecerá a partir das 10 horas da manhã, no CCAB. Presença garantida do ministro Garibaldi Filho e do deputado Henrique Eduardo.

Macau 136 anos
“É preciso despertar e fazer crescer o sentimento de orgulho em ser macauense, querendo o melhor para nossa cidade. Vamos resgatar nossa identidade com o sangue salgado correndo nas nossas veias”, disse Bosco Afonso, falando sobre a mensagem de congratulação pelos 136 anos de Emancipação Política, história e luta de Macau, divulgada em outdoors.

Congresso de Direito Processual
O XV Congresso Brasileiro de Direito Processual, marcado para os dias 22, 23 e 24 deste mês no Centro de Convenções em Natal, vai ser palco de várias palestras importantes, como a do coordenador geral do evento, professor e juiz Bento Herculano Duarte, que vai falar na sobre “Os princípios processuais no novo Código de Processo Civil”. As inscrições com desconto estão sendo feitas até o próximo dia 9 nas livrarias Potylivros ou pelo site. O evento é considerado um dos mais tradicionais do Brasil e vai discutir e informar sobre todos os aspectos do novo Código do Processo Civil.

Improbidade Administrativa
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte ajuizou ação de improbidade contra o ex-prefeito de Santa Cruz e atual deputado estadual Luiz Antônio Lourenço de Farias, o Tomba. De acordo com o MPF, ele teria aplicado com desvio de finalidade recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Uma fiscalização da Controladoria Geral da União detectou despesas realizadas em desacordo com as diretrizes do programa, configurando aplicação de verbas com desvio de finalidade. Chegou a hora do Ministério Público Federal olhar as contas da Prefeitura de Macau.

Boca no trombone
O velho blogueiro indignado calou-se, parou de apontar os desmandos político do empresário Flávio Veras como prefeito de Macau. Mas, o blog Macau em Dia vai continuar sendo o porta-voz do povo macauense. O “Cartão Escolar” foi mais um engodo para humilhar o povo. As inscrições existiram através da Secretaria de Ação Social, ocupando as escolas na paralisação dos professores macauenses nas quartas-feiras. Nenhuma mãe de aluno recebeu um tostão até hoje. O outro “Cartão da Família” prometia reforma para 500 residências em Macau e nos distritos. Até hoje, nada aconteceu. O que existe é pequenas ajudas de apadrinhados políticos.

Comendo pão na praça
Caetano comia um pão descansadamente na Praça da Conceição, quando foi abordado por Bosco Afonso: “Mas, Caetano... comendo pão no meio da rua, rapaz!” Caetano respondeu sem tirar o olho do pão: “ki-ki-ki e você acha que eu vou alugar uma casa pra comer um pão?”

Saidêra
“É pela ironia que começa a liberdade”. Victor Hugo.

Um comentário:

  1. É incrivel como alguns candidatos subestimam a capacidade de raciocinio do povo Macauense. Como é que Tulio Lemos está na frente se nem movimentação politica ele tem feito em Macau para ser o 1º colocado em uma pesquisa? E quanto a Eduardo que esfacelou toda uma estrutura, traindo o povo de Macau! Quem sai as ruas percebe a rejeição de Eduardo Hoje em Macau. Nao vejo ninguem creditar ou apoiar Eduardo para que o mesmo se candidate a Prefeito, salvo alguns baboes e gatos pingados.
    Agora dizer que Odete está na frente, é tripudiar e ridicularizar o povo, quem é doido de votar numa mulher desta que carrega na alça de sua bolsa dois coveiros de prefeitura:Luiz e Mario.
    Deveria é o Ministerio Publico investigar esses institutos e penaliza-los

    Atenciosamente O morador da Rua Sao José.

    ResponderExcluir