quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 – Parte II

Programa Saúde na Escola é ineficiente e escovódromo nunca saiu do papel.

O Macau em Dia também mostrou a grande farsa do Centro de Apoio Psicossocial (CAPs) que deveria está funcionando há quase um ano e recebeu milhares e milhares de reais do Ministério da Saúde. O CAPs é um projeto com recursos do Governo Federal que foi implantado em Macau para tratar nossos jovens que, devido a falta de políticas públicas, tiveram que se refugiar na droga e no álcool. Graças a Flávio Veras, os jovens não foram tratados e recuperados para voltar a uma vida normal em sociedade porque o prefeito manteve o CAPs fechado (mas, recebeu o dinheiro do convênio) e deixou esses jovens ficarem a margem da sociedade, praticando assaltos, roubos e sendo assinados.

Quantos jovens macauenses precisaram se refugiar nas drogas e no álcool para que alguma providência seja tomada? E Quantos ainda morrerão devido a incapacidade administrativa de criar políticas públicas voltadas para capacitação e qualificação juvenil, escola em tempo integral, investimento em aulas de teatro, música, dança, na prática esportiva, além de projetos para fomento do jovem empreendedor e primeiro emprego.

Flávio Veras e sua equipe já demonstraram que não sabem administrar Macau. Eles tiveram sete anos para fazer isso, mas as provas são cabais e irrefutáveis contra sua administração incapaz e ineficiente. Enquanto isso, Ele joga asfalto nas ruas tentando encobrir sua incapacidade. E o Programa Saúde na Escola (PSE) recebe dezenas de milhares de reais e não funciona como deveria. Enquanto isso, os jovens têm filhos cada vez mais cedo devido a falta de planejamento familiar, de apoio ao jovem, de orientação e educação sexual.

As doenças sexualmente transmissíveis tornaram-se uma mazela em Macau. A AIDS faz suas vítimas cada vez mais cedo. O prefeito Flávio Veras deve entender que as pessoas estão morrendo de AIDS pela ausência de políticas públicas de saúde que modifique a cultura estabelecida. Macau inteira quer perguntar: “O que o prefeito fez para mudar esse quadro?” Nada, a prova é a Dengue que, todos os anos, assola a cidade de forma destruidora, faz vítima atrás de vítima, e o Poder Público fica passivo, assistindo o povo ficar a própria sorte.

O prefeito Flávio Veras precisa entender que as pessoas de Macau precisam de remédios para se tratar. O número de internações hospitalares e mortes por AVC, doenças cardiovasculares e doenças crônicas, aumentaram no governo do prefeito Flávio Veras. Sabe por quê? Porque os Programas Saúde da Família (PSF) não funcionam, não estão priorizando a prevenção e combate as doenças. As doenças se agravam, principalmente nos cidadãos que precisam de medicamento de uso contínuo e que escutam todo mês a mesma desculpa esfarrapada de que o medicamento não chegou por causa da licitação. Quando o remédio falta, as pessoas acabam tendo sua saúde fragilizada e tendo como consequência o agravamento das doenças, aumento nas internações hospitalares e mortes.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário