quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Centro de Saúde - Retrato do Caos que se tornou a Saúde de Macau

Foto Rodrigo Afonso
O centro de Saúde de Macau é o retrato do caos administrativo que se transformopu a gestão de Flávio Veras e Kerginaldo Pinto.

Através dos blogs oficiosos, A Prefeitura de Macau anunciou que vai executar reformas no Hospital e Pronto Socorro Alfredo Teixeira. Ano passado, o prefeito Flávio Veras ocupou a tribuna da Câmara Municipal para anunciar uma série de obras que nunca foram realizadas. Ao Hospital Antonio Ferraz, Flávio prometeu reformas e climatização nos ambientes que não foram realizadas.

Enquanto o prefeito só faz prometer, a população está revoltada com a precariedade dos serviços prestados no Centro de Saúde de Macau (localizado a Rua Padre João Clemente) e acabam não sendo atendidas e/ou são mal atendidas. O Centro de Saúde virou o retrato perfeito da gestão Flávio Veras e Kerginaldo Pinto, um caos administrativo, onde todos mandam e ninguém obedece.

O Centro de Saúde foi inaugurado no Governo José Antônio de Menezes, que realizou um grande investimento para para implantação do serviço Saúde da Família e Saúde Bucal. No entanto, o secretário de Saúde tirou a maioria das especialidades médicas, alocou no mesmo espaço o atendimento do Laboratório de Análises Clínicas do município, o PSF do Centro, a BEMFAM, o atendimento do cardiologista e ortopedista, a realização de exame de eletrocardiograma e a Farmácia Básica.

Quem utiliza os “serviços” do Centro de Saúde sabe o que o povo é desrespeitado e humilhado. Os serviços oferecidos já não eram bons, agora não existem mais. O Laboratório de Análises Clínicas não está mais realizando os exames laboratoriais. Os equipamentos e o computador do Laboratório estão todos quebrados ou precisando de manutenção. Para conseguir marcar um exame de fezes ou de sangue, o cidadão passa semanas dando viagens até o Centro de Saúde sem resolver nada.

Enquanto o Laboratório de Análises Clínicas não voltar a funcionar, a população tem que ir a procura do secretário Diogo Jácome para que ele autorize a realização do exame laboratorial por uma Clínica Particular do município. Diante disso, o povo quer saber: quem ganha com isso? Será que o Laboratório de Análises Clínicas não está funcionando, propositalmente, para alguém receber bônus político por essa benesse? 

7 comentários:

  1. Meu caro editor, a perseguição imposta pelo imperador Flaviano já começou e a vítima são os professores. O nobre prefeito adiantou o pagamento de fevereiro para sexta-feira, recebendo toda as secretarias, incluindo à de Educação, ficando de fora somente os docentes. Esse ato absurdo de Flávio Veras é em virtude das Paradas feitas pelos educadores reivindicando Piso Salarial, Concurso Público e Plano de Cargos e Salários, além de denunciarem as mazelas que aflingem a educação municipal. Pelo visto vem mais perseguição em 2012, uma vez que a categoria não abre mão da luta e Flaviano sente que os professores é uma pedra no sapato de sua administração.


    Newspaper Macau

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. caro colega,é bem verdade que o centro de saude esta
    alocado no mesmo predio que funciona um psf,isto todos sabem.mas tambem é bem verdade que o centro de saude tem uma diretoria e que essa faz jus a seu cargo.e todos os funcionarios se esforçam para ter um atendimento de qualidade pela população de macau a qual fazemos parte,já existe um projeto de trasferir o então psf para outro setor,já que o centro de especialidades conta hoje com:
    CARDIOLOGISTAS(2).ORTOPEDISTA,DERMATOLOGISTA,NUTRICIONISTA, PEDIATRA,PSIQUIATRIA,ENDOSCOPIA,GINECOLOGISTA E PROCTOLOGISTA.todos em pleno atendimento,pedimos mas um pouco de respeito por estes servidores que prestam serviços nesta unidade,pois as informaçoes que o sr:rodrigo afonso colheu no centro de saude alguem sai contando inverdades,pois o laboratorio esta funcionando a todo vapor,as portas estão abertas para se conferi,do mesmo jeito de quando o sr rodrigo foi la para colher informações.

    ResponderExcluir
  4. pergunte no blog se o samu de macau é pra 2020, kd o samu prefeito ta com medo da governadora ta

    ResponderExcluir
  5. Josenildo, você é contrato e sua opinião é no mínimo rídicula, pra não dizer parcial e tendenciosa. Você mesmo disse que o Laboratório, os PSF e os especialista então alocados no mesmo Posto de Saúde, então, o cara que fez a matéria não mentiu ou criou factóides. Quanto ao empenho dos funcionários e da gestora até acredito, mas nem os funcionários, nem você e nem a diretora tem autonomia nenhuma não, vocês cantam e dançam o samba do criolo doído. Peço-lhe Josenildo mais respeito com a nossa inteligência e nosso poder de discernimento, pois o Centro de Saúde é um verdadeiro balaio de gatos, os agentes de saúde fazem o que bem entende, os funcionários só vivem conversando, os médicos especialistas só chegam atrasados, sim tem a sala do eletrocardiograma que é um crime o que fazem com os idosos, num corredor amontoado colocam nossos senhores e senhoras de idade piorando mais a saúde deles. Fora que a gente leva a merda pra ser analisada e só Deus sabe quando a gente recebe, é mais fácil terminar o carnê da loja de Flávio do que receber o exame no mesmo dia. E o laboratório teve parado vários dias sim, omi tenha fé Josenildo, tu vai ser exonerado quando a oposição ganhar. Só podia ser irmão de Diá.

    ResponderExcluir
  6. Só defendo o sistema de saúde de Macau quem está com um bubu na boca. Agora, quem precisa enfrentar fila logo cedo de manhã e esperar até quase meio dia para ser atendido é que pode falar da precariedade da saúde em Macau, que é um caso de polícia. Esse secretário Diogo Jacome deveria arranjar uma lavagem de roupas porque de gestão pública e saúde ele não entende nada. Macau inteira sabe que o doutor Diogo Jacome só está nesse cargo como secretário por imposição de sua mãe, a vereadora Fátima Jácome. Agora, imagine uma política dessa, onde cargos e dinheiro no bolso de alguns são mais importantes do que a saúde das pessoas carentes. Cadê o Ministério Público? Cadê a Polícia Federal?
    Manoel Vilaça Monte, macauense residindo em Natal com família em Macau que depende da saúde municipal, infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. O povo de Macau reclama demais,não são todos que atende mal,os médicos chegam atrasados?nem sempre,meus caros tem alguns que reclamam demais,lá em Dr.Wilson ficam o dia todo pra ser atendido e nem reclamam,só por que é particular ou é por que está se aproximando da politica ai começar a politica suja de Macau,nem olha a quem está depredando,olha eu não tenho bubu

    ResponderExcluir