sábado, 10 de março de 2012

Notas da Salinésia

Denúncias graves de corrupção na compra de combustível cometido pelo prefeito de Macau Flávio Veras, que acumula mais um processo na Justiça pelo mesmo crime.

Farra de Gasolina em Macau
Outro dia, o Fantástico mostrou os malfeitos e desmandos de alguns prefeitos pelo Brasil a fora. Infelizmente, Macau ainda não foi alvo de qualquer reportagem investigativa, que revele para todo o Brasil os escândalos, indícios de mau uso do dinheiro público, corrupção, negociatas, tráfico de influência, depreciação do Erário, desvalorização dos servidores municipais, contratação de profissional através de vínculo empregatício precário, nepotismo cruzado, superfaturamento, fraude em licitações, compra de votos através de benesses, falência da economia local, desprezo pela população pobre e carente, caos na Saúde, desmoronamento da Educação municipal, Infra-estrutura desorganizada e mal planejada, obras de fachadas que começam e nunca terminam, desemprego, fome, miséria e desespero do povo macauense. No entanto, os macauenses revoltaram-se ficam sabendo através da imprensa os indícios de malfeitos e ilícitos com os combustíveis da Prefeitura de Macau. De acordo com os documentos publicados pelo Ministério Público Federal, a Prefeitura de Macau comprava combustível com o preço maior do que o da bomba dos Postos de Combustível. Se para qualquer outra pessoa o óleo diesel custa menos de R$ 2,07, para o Governo Veras o mesmo óleo diesel custava mais de R$ 2,13. Tudo indica que esses absurdos continuam e o valor dessa farra de combustível custará para os cofres municipais o incrível montante de mais de 1 milhão e meio de Reais, uma afronta ao povo pobre e carente de Macau, e a todo povo honesto e digno da cidade.

Os vereadores governistas e a rebeldia de araque
Uma raposa felpuda, assumidamente bacurau, contou na Confraria de Djane que essa rebeldia dos vereadores governistas é pontual e estratégica para maioria, pois coincide com o não pagamento dos profissionais contratados e, principalmente, pela turbulência vivida na gestão do prefeito Flávio Veras nos últimos meses, que está prejudicando todo mundo. Os vereadores da base governista sempre viraram as costas para falta de concurso público, ao não pagamento do Piso Salarial dos professores, aos problemas da Saúde, ao caos da Secretaria de Assistência Social, a má qualidade educacional e a falta de políticas públicas que melhore a vida das pessoas mais pobres do município. O povo de Macau sabe quem são os vereadores que defende e apóia todos os atos, ficando a favor de Flávio ao invés de criarem Leis que beneficiem o povo. Os vereadores deveriam cumprir seu papel em fiscalizar e coibir à corrupção, a negociata, a jogatina, o tráfico de influência e a improbidade administrativa.

Kerginaldo, o Candidato Sonda
Nas esquinas de Macau já estão apelidando Kerginaldo Pinto, candidato do prefeito Flávio Veras, de “candidato sonda”, aquele que só cresce pra baixo. Até hoje, ele não mostrou a que veio, mesmo tendo o marketing, todos os blogueiros oficiais e máquina pública, disponibilizados para o Pinto. Isso é resultado da rejeição popular à um projeto político pessoal do prefeito Flávio Veras que planeja se perpetuar no Poder, elegendo Kerginaldo Pinto para ser sua marionete.

Calendário de pão e circo
O prefeito de Macau, Flávio Veras, teve a cara de pau de ocupar o plenário da Câmara Municipal de Macau com a finalidade de fazer “A Leitura Anual” das ações da Prefeitura de Macau. Mas, Flávio ocupou o microfone para dizer que asfaltou algumas ruas, que faz obras de maquiagem e que tem um calendário de eventos. Nos últimos nove meses de governo, o prefeito de Macau vai continua com a política de “pão e circo”, longe de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população mais pobre. Uma pergunta que não quer calar: Por que somente no último ano de governo o prefeito apresenta um calendário de pão e circo para Macau?

Bubu para vereadora Gerusa
A única vereadora que não se manifesta contra o prefeito Flávio Veras é Gerusa. Lá em Djane, todos dizem numa só voz que ela é carta fora do baralho político. Inclusive, já existe gente querendo apostar que ela não se reelege. Realmente, ela tem que agradecer muito ao prefeito, pois devido às negociatas de Flávio com Magali, Gerusa foi beneficiada com a cadeira de vereadora. Os próprios aliados governistas dizem nas rodinhas que a vereadora Gerusa gerou mais prejuízos do que lucros políticos para base governista.

Flávio Veras em Diogo Lopes
Todo mundo sabe que o vereador Oscar Paulino é o líder do prefeito na Câmara Municipal de Macau. Porem, sorrateiramente, Flávio vem investindo pesado em campanhas paralelas no distrito de Diogo Lopes, visando tão somente destruir e enfraquecer politicamente o vereador Oscar Paulino, que muitas vezes já foi uma pedra no sapato de Flávio Veras. Nos últimos anos, Flávio nada fez pelo distrito. Agora, quer tentar enganar o povo com asfalto e trios elétricos e deixa de investir nas pessoas, na melhoria de vida de Diogo Lopes. Só duas perguntinhas: quantos empregos o prefeito gerou em Diogo Lopes nos últimos sete anos? E quantas pessoas estão desempregadas, desamparados, com os filhos no mundo das drogas e com a vida prejudicada pela falta de ações e políticas públicas eficientes e efetivas?

Lampião, o vereador maratonista
O Vereador Lampião é conhecido pela suas intensas e constantes visitas aos gabinetes dos secretários, é quase um maratonista. Uma hora está na Secretaria de Saúde, outra na Secretaria de Assistência Social, depois corre para os PSFs. E tome fôlego em busca de favores e benefícios para seus cabos eleitorais. Os cientistas políticos de plantão, lá em Djane, apostam que Lampião é outro político que Flávio tem nas mãos. Aí de Lampião se abrir a boca para sussurrar qualquer impropério contra Flávio e o Pinto da Situação. O vereador Lampião se contenta com as migalhas dadas, através de contratos, cargos e convites para participar dos eventos. Bem que o nobre Lampião poderia apresentar projetos que viabilizem e transformem a Gestão Pública numa administração eficiente e qualificada, além de apresentar projetos que melhore a qualidade de vida das pessoas.

Champirra em banho Maria
O prefeito Flávio Veras precisa do vereador Champirra, presidente da Câmara Municipal de Macau, mas não tem o menor respeito ao vereador. Para ter idéia do massacre político que Flávio Veras vem acometendo contra o vereador Champirra, é só observar à falta de respeito com a Casa do Povo, onde o prefeito Flávio Veras não deu nem satisfação aos vereadores governistas e não mandou nem mesmo uma frase para a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo. Na própria base governista, Champirra está sendo cozinhado em banho Maria, tendo seu nome desgastado nas rodinhas governistas e avacalhado para que seu sonho de ser candidato a prefeito não torne-se realidade. Mesmo afirmando ser pré-candidato a prefeito pelo seu partido PMDB, Champirra vê seu nome ser retirado dos eventos, da Kombi Branca, dos panfletos, das pesquisas, dos blogs oficiais e de todos os atos do Poder Executivo.

Silêncio para pensar
Velhos analistas políticos do Bar de Djane afirmam que o silêncio de Champirra não durará por muito tempo. Alguns apostam que o vereador poder tomar atitudes drásticas contra a base governista, apesar de seu irmão tentar segurar seu ímpeto de independência. Ultimamente, Champirra se comporta como se não fosse submisso ao prefeito de Macau, alertando que poderá tomar rumos que lhe aproximem do povo e lhe afaste do projeto político pessoal de Flávio Veras, impondo ao povo de Macau um aventureiro político.

Prestação de Contas de Fátima
A vereadora Fátima Jacome desistiu de ser candidata a prefeito de Macau. Em troca, a Vereadora ganhou mais cargos, A Secretaria de Saúde e contratos dentro da Gestão Veras, além de ter uma das mansões da sua família alugada a peso de ouro pelo Governo Flávio. Recentemente, a vereadora Fátima Jacome anunciou que fará uma “prestação de contas” de seu mandato. No seu blog (ver link ao lado), a vereadora só apresentou ofícios e requerimentos. Ninguém nunca viu nenhum Projeto de Lei elaborado pela vereadora que beneficiou a população de Macau. Até mesmo os requerimentos da vereadora quase nunca são atendidos por Flávio Veras, dentre eles um Posto Policial na Ponte Macau/Ilha de Santana.

Flávio mostrando as garras
Aos poucos, Flávio vai apresentando para Fátima Jacome seu modo de fazer política. Um exemplo na cara da vereadora é que Flávio e Kerginaldo Pinto deixaram de investir na Secretaria de Saúde para investir na Fundação Antônio Ferraz, para que os possíveis êxitos do Hospital Antônio sejam direcionados para seu pupilo. Enquanto isso, os prejuízos políticos que ocorrerem na Secretaria de Saúde são todos para Fátima Jacome, como o que aconteceu com Doutor Diá que caiu porque criou os PSFs Fantasmas com o aval da vereadora. Agora, a base governista está torcendo para que algo aconteça com o filho da vereadora, o Secretário de Saúde Diogo Jacome.

Não há Saúde na Zona Rural
Enquanto Flávio e Kerginaldo Pinto investem em porta de sensor de presença, as pessoas morrem por falta de equipamentos básicos para socorro a urgência e emergência no Hospital Antônio Ferraz, como desfibrilador e oxigênios. A presença de políticas públicas de Saúde na Zona Rural de Macau é quase inexistente, apesar da presença de PSF´s o que aparenta é que ninguém resolve os problemas de Saúde das pessoas, que buscam o Pronto Socorro e acabam sendo enviadas para Natal para realização de consultas e exames.

Declaração de Bosco Afonso
“A Prefeitura de Macau é um bem dos macauenses e deve servir aos macauenses. Um dia, a Justiça brasileira colocará Flávio Veras no seu devido lugar. A indignação dos macauenses com a administração da Prefeitura de Macau mostra que o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Câmara Municipal precisam se unir para combater esse verdadeiro desmando escancarado cometido por essa gestão. Vamos fiscalizar e evitar que Flávio Veras saia da Prefeitura de Macau e deixe a conta de seus desmandos num buraco negro de dívidas para o povo de Macau pagar. A oposição precisa avisar ao seu povo que precisa ser forte para não cair na armadilha de Flávio, um prefeito que teve a oportunidade de mudar a realidade social e econômica de Macau, mais preferiu investir em asfalto a investir na qualidade de vida dos macauenses”.

Contagem Regressiva para Flávio
O blog Macau em Dia vem fazendo uma série de denuncias contra a administração corrupta de Flávio Veras. Todas as acusações são feitas através do Ministério Público, Ação Pública Civil ou de processos que estão tramitando na Justiça Federal, tudo embasado na verdade e munidos de provas. O blog gostaria de dizer que o prefeito de Macau é um homem honesto e que pensa na população de Macau. A equipe de reportagem do Macau em Dia gostaria de mostrar as ações da prefeitura que vão muito além de asfalto e de obras de maquiagem. Porém a realidade é outra e o prefeito Flávio Veras comete a maioria dos crimes eleitorais para se manter no Poder. O mais interessante é que os blogueiros oficiais não desmentem as denúncias. Ficam calados porque eles sabem que o que é publicado nesse espaço é verdade. Por isso, vamos contar: Faltam 9 meses e 21 dias para Flávio Veras deixar a Prefeitura de Macau de uma vez por todas e prestar contas com a Justiça, fora do Poder.

Cláudio Gia no Facebook
Claudio Gia escreveu no grupo Cyber Macau, do Facebook, um desabafo: “Quando entra um gestor que tenha uma visão do potencial que existe na nossa região, tudo mudara com a construção do Porto, para exportar os produtos do vale do Açu, como, Ferro, Camarão, Fruta e derivado Petróleo. O Porto iria colocar a fabrica de Barrilha para funcionar, aproveitar as águas mães para ser beneficiada e ter o seu subproduto como Ureia, que o Brasil importa 80%, Magnésio Metálico, alumínio para aviação, que é um dos produtos mais denso que existe. Então, Macau será outra cidade, crescerá como nos velhos tempos da extração do sal pela mão do homem”.

Fechando a Escola Duque de Caxias
Os educadores de Macau estão revoltados pela possibilidade de a Escola Estadual Duque de Caxias ser fechada. Há rumores na cidade que dão conta de que o Governo do Estado pretende fechar a escola, marco histórico da Educação macauense, para transferir para lá a 6ª Dired. Os educadores rogam para que as autoridades macauenses conversem com as pessoas da Secretaria Estadual de Educação para que repensem em fechar a Escola Duque de Caxias. Os professores sugerem que a 6º Dired vá ocupar as salas da Casa de Cultura de Macau.

Sem transporte para alunos
O líder comunitário da Ilha de Santana José Erinaldo, conhecido na comunidade como “Meu Jovem”, denuncia que os alunos da Rede Estadual que moram na Ilha de Santana estão sofrendo para chegar à sala de aula em Macau porque o prefeito Flávio Veras não está fornecendo o transporte aos estudantes. Como as aulas da Rede Municipal só começam no dia 19 de março, quase quatro meses depois de começar o ano, os alunos estaduais ficam sem o transporte escolar e sem estudar porque o prefeito não pensa nos alunos do Ensino Médio.

Saidêra
Depois de assistir o pronunciamento do prefeito Flávio Veras, na Câmara Municipal de Macau, sua majestade Rei Rock não perdeu tempo e filosofou: “Às vezes, é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida”.

A coluna “Notas da Salinésia” é publicada somente aos sábados.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Venho aqui pedi até pelo amor de Deus para alguém mostrar a realidade do Conjunto Arnóbio Abreu, não sei que mal fizemos a Kerginaldo Pinto e a Flávio Veras, Eles esqueceram que depois do matar burro e da Vala Negra existe uma comunidade carente e sofrida, que exemplo maior veja a foto do cyber grupo de Macau da estação ferroviária, servindo de lugar estratégico e drogas, nossa comunidade virou um lixão a céu a aberto, ainda temos a comunidade dos currais, que mais parece um país africano. Bosco Afonso por favor nos ajude.

    ResponderExcluir
  3. EM CARTAZ NO CINE MACAU

    "Poder Sem Limite"

    Ator principal: Kerginaldo Pinto
    Atores codjuvantes: Leyla, Gerusa, Champirra, Lampião e Oscar Paulino.
    Direção e Produção: Flávio Veras
    Produtora: Prefeitura Municipal de Macau

    BREVE!

    rEVISTA DO cINEMA

    ResponderExcluir
  4. TEXTO CORRIGIDO.
    Caro Alex Gurgel, saudações.
    Trato com você neste momento sobre a nota, "Fechando a Escola Duque de Caxias" publicada em seu blog. Bem, como é do seu conhecimento e de muitos, estou construindo uma dissertação de Mestrado Acadêmico onde o objeto de pesquisa é o GRUPO ESCOLAR DUQUE DE CAXIAS, antigo nome da atual escola. Fiquei deveras preocupado. Entrei em contato com a diretora da 6ª DIRED , a professora Izaura Passos, e a mesma falou-me que esses rumores não tem nenhuma sustentabilidade. Falei também com a diretora da escola e uma representante da SEECD, e as mesmas confirmaram que não existem tais rumores nem possibilidades, pelos menos dentro dos departamentos do governo do estado. Pois bem, para qualquer dúvida fineza entrar em contato com a Professora Izaura Passos, pelos telefones, 3521 2612 e 3521 6452.
    Professor Tião Maia

    REPUPLICA, POR FAVOR, E APAGUE O OUTRO.

    ResponderExcluir
  5. O povo de Macau é soberano e vai trocar TODOS os vereadores para começar uma nova legislatura pensando exclusivamente no povo. Vamos dar uma resposta aos vereadores que tomama a benção de Flávio todos os dias. Cristina, Porto do Roçado.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com o viagra da prefeitura, o Pinto não sobe. Esse nome é muito fraco...

    ResponderExcluir