sábado, 24 de março de 2012

Notas da Salinésia


Entrevistando os prefeitáveis
O blog Macau em Dia enviou uma entrevista para todos os pré-candidatos à prefeito de Macau, tanto da oposição quanto da situação. As perguntas foram elaboradas de forma igual para que todos os candidatos pudessem respondê-las para que os internautas eleitores possam interagir com suas opiniões. A partir da próxima semana, o blog começará a publicar as entrevistas. Alguns candidatos ainda não responderam as perguntas e podem ficar de fora da sequencia das entrevistas publicadas nesse espaço. Porém, os candidatos que se preocupam com o povo de Macau já enviaram suas respostas e querem estar próximo ao eleitor mais consciente, aquele que tem acesso a internet e que é um formador de opinião na cidade.

Oposição Unida
Os pré-candidatos da oposição, 14 partidos unidos em favor do povo de Macau e contra a tirania do imperador, fizeram um pacto para seguirem juntos na campanha eleitoral. Não há nada que quebre essa aliança muito bem costurada, pois todos os pré-candidatos estão motivados a derrotar o prefeito. Na hora certa, a oposição escolherá seus candidatos a prefeito e vice-prefeito e todos os partidos seguiram no apoio até a vitória para banir Flávio Veras da vida pública macauense.

Champirra forte
O presidente da Câmara Municipal de Macau, vereador Champirra, está decidido a não engolir a candidatura de Kerginaldo Pinto, imposta pelo Prefeito Flávio Veras. Champirra tem dito à amigos e, até já fez discurso na tribuna da Câmara Municipal, que é pré- candidato do PMDB e não abre mão do legítimo direito. O vereador garante que se houver uma convenção, eleição com os correligionários peemedebistas da cidade, ele sairá vitorioso.

Garantindo votos
Quando tomar umas cervejas a mais, o prefeito de Macau humilha seus súditos e diz, em alto e bom som, que sabe o preço de seus eleitores. Todo mundo em Macau sabe que o prefeito Flávio Veras mantém no cabresto político mais de 500 pessoas contratadas e outras centenas de cargos comissionados. Se multiplicarmos esse número por 4 (média de pessoas por residência em Macau), eleitores que dependem direta ou indiretamente do vínculo empregatício precário chamado “contrato”, chegamos por volta de 2.000 eleitores, ou seja, 10% do eleitorado de Macau.

Comprando votos
Se averiguarmos as últimas campanhas, é fácil ver que 10% é a diferença média que Flávio Veras sempre ganha dos seus opositores. As pessoas sabem que Flávio não presta, mas estão empregadas, mesmo sendo humilhadas todos os ano, e o emprego faz grande diferença no seio de qualquer família macauense. Com não há uma política para a geração de empregos, em Macau só sobra “emprego” na Prefeitura. Essa estratégica política de Flávio Veras é conhecedora pelo Ministério Público e pela Justiça Eleitoral, já que o prefeito Flávio Veras responde a 58 processos por compra de votos, corrupção eleitoral, desvio de dinheiro público e outras falcatruas.

Campanha eleitoral 2012
O Ministério Público, o povo de bem de Macau e a oposição deverão ficar atentos para as próximas eleições. Lá em Djane, os cientistas políticos dizem que Flávio não vai ter pena de gastar na eleição. “Vai ser tudo ou nada. Será a campanha mais baixa, vil e sem proposta da história de nossa cidade. Ninguém pode confiar no Judiciário, pois  já provou sua competência quando manteve Flávio no poder esse tempo todo”, disse um bacurau de pele vermelha, que trabalha no Palácio João Melo.

Epidemia Nacional
O fato é que o eleitor está cansado de ver tantos escândalos e tanta gente se apropriando de bens públicos mantidos pelos impostos dos cidadãos comuns. A epidemia da corrupção é nacional, mas começa nos municípios.

Punição para blogueiros
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte começa a punir blogueiros que insistem na divulgação de pesquisas de opinião pública relacionadas ao pleito municipal de 2012. Sem prévio registro na Justiça Eleitoral, a divulgação dessas pesquisas "artesanais" afronta a Lei das Eleições, combatida inicialmente com pesadas multas.

Candidato Ficha Suja
Uma pesquisa realizada pela Consult, por encomenda do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) revelou que 70% dos eleitores do RN não votarão em candidato “ficha suja” para prefeito ou vereador, independente de ele ter sido condenado em primeira instância ou por colegiado de juízes, na segunda hipótese, conforme a Lei da Ficha Limpa. Diante dessa pesquisa, fica claro que o candidato que tiver a “ficha limpa” sai na vantagem, até porque o objetivo da pesquisa não visou estabelecer em qual candidato o eleitor iria votar, mas tão somente no seu desejo de ter um gestor ou um legislador que tenha um passado limpo, sem máculas.

Meio ambiente macauense
O Rio Piranhas-açu está cada dia mais assoreado, o Programa de Coleta Seletiva até hoje não funciona adequadamente, a poluição sonora é propagada todos os dias através dos famigerados paredões, a poluição dos mangues e dunas é incentivada pela própria Prefeitura Municipal de Macau que joga lixo nas dunas de Barreiras e Diogo Lopes, o Aterro Sanitário é um verdadeiro lixão e vergonha para gestão de Flávio Veras.

Galpão das marisqueira
A demora para entrega do Galpão das Marisqueira é mais um absurdo cometido por Kerginaldo Pinto, pois prejudica o trabalho de dezenas de homens e mulheres que poderiam está se beneficiando deste Galpão, mas tem que utilizar as calçadas e terrenos baldios para fazer o beneficiamento dos mariscos.

Condições sanitárias
O ano letivo começou tarde, mas nenhuma escola do município teve as suas condições sanitárias avaliadas pela COVISA de Macau, o que mostra todo desrespeito do Governo Flávio Veras com os estudantes, que muitas vezes tem que estudar em ambientes insalubres, sem água, sem banheiro e com condições sanitárias precárias e inexistentes. Outro fato importante é que o PSE (Programa de Saúde na Escola) visa ações para toda comunidade escolar, mas até hoje nenhum professor teve sua condição de saúde avaliada e não foi feito nenhum trabalho em prol de prevenção e promoção à saúde para os nossos professores. Mas, o que esperar de um prefeito que não paga o Piso Salarial aos professores, vai já querer o bem-estar e qualidade de vida dos nossos docentes!

Péssimos políticos
Enquanto a cidade for administrada por Flávio, Kerginaldo, Luciana, Diogo Jacome, Rodrigo Aladim, Magali Marcelino, Edson, Ubiratan, George, Chico Paraíba, Sando Moretti e principalmente, por Jorge Pinto, continuaremos sem políticas públicas efetivas e sem nenhum projeto para acabar com as mazelas que atingir os macauenses todos os dias na área da Saúde, Educação e Assistência Social, e muito menos acabaremos com o analfabetismo, com o caos na saúde de Macau, com a pobreza, com a miséria, com as desigualdades sociais e a exclusão social.  Mas cabe ao eleitor consciente mudar essa realidade através do seu voto, dando um basta nesse governo indecente de Flávio Veras, que está no Poder a quase uma década e não tem trabalho a mostrar. Só obras fajutas e que já tiveram que ser reformadas várias vezes.

Emprego na Petrobrás
A Petrobras lançou um novo processo seletivo para preenchimento de 1.521 vagas em todo o país. Do total, 874 vagas são para o nível médio (31 cargos em 24 localidades diferentes) e 647 para o nível superior (29 cargos, com possibilidade de trabalho em qualquer unidade da Federação). As inscrições serão abertas em 27 de março e vão até 11 de abril. O edital pode ser consultado no site da Petrobras (www.petrobras.com.br) ou no da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). A taxa de inscrição é de R$ 35 para o nível médio e R$ 50 para o nível superior.

Chargista vencedor
O macauense Antônio Amâncio (ver link ao lado), chargista da Tribuna do Norte, foi um dos vencedores do 11º Salão do Humor de Cerquilho (interior de São Paulo). Amâncio ficou em primeiro lugar na categoria “charge”.

Academia de Letras
Estão abertas as inscrições para as Cadeiras nº 4 (Patrono, Lourival Açucena) e nº 38 (Patrono, Luis Antônio) da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL). Os candidatos devem apresentar curriculum vitae, dois exemplares de obras publicadas – sendo uma delas de extraordinário valor intelectual - e requerimento de inscrição, na sede da ANRL, à rua Mipibu, 443, Petrópolis, Natal (RN), com prazo de trinta dias a partir de 21 de março de 2012. Conforme norma da Academia, as vagas se destinam a potiguares residentes dentro e fora do Estado e serão definidas por uma comissão acadêmica de ética

Fotos do encontro do PSB em Macau
Quem tem Facebook, poderá ver as fotos do Encontro do PSB, sábado passado, pelas lentes mágicas de Jorge Fotos, pelo endereço:

Saidêra
Consolando um rapaz que namora sério com uma prostituta de Areia Branca, sua majestade Rei Rock deus um conselho recheado de filosofia: “Meu filho, não queira saber do que ela fez no passado, pois passado de puta é igual a cozinha de boteco. É melhor não conhecer senão você não come”.

Essa coluna é publicada aos sábados

5 comentários:

  1. Cachorrada tá lá na Secretaria de Educação. Um órgão daquele porte responsável pelo andamento do ensino dos nossos filhos, está servindo de intriga orquestrada pelo Adjunto Jorge Pinto. Ocorre que, como Pinto está escanteado e sem espaço, pois ninguém confia nele, o referido deu agora pra falar mal do Secretário Aladim. Esse fato é tão real que Jorge entra pra dar expediente de 08 e sai de 10 horas porque ninguém lhe dá ouvido, e assim, fica sem fazer nada, a não ser fofoca de um e de outro. Para complicar a situação, na Secretaria já ocorreram dois fatos graves: o primeiro, Pinto e o seu guarda-costas Iran foram trabalhar no periodo da tarde visivelmente embriagados. Segundo, há indícios que Jorge está falando mal de Aladim nos quatro cantos de Macau, pensando assim, em substituir o titular.
    Esta é a marca do governo Flávio Vieira Veras Vala Negra.



    Boca da Gamboa

    ResponderExcluir
  2. Por falar em Jorge Pinto, onde anda Sandro Ex Agricultura e Pesca Moretti?
    Antes, pousava nos blogues oficiosos dando tapinha nos pmdebestas e no Flaviano Vieira Veras Vala Negra.
    Hoje, tomou doril!!!
    Sumiu...


    Peixe Sôia

    ResponderExcluir
  3. E o pior, meu caro editor, é que o prefeito Flávio sabia e sabe que na verdade Jorge Pinto cometeu essas irregularidades. É tanto, que a pedido de Dr. Eduardo, Veras não contou conversa e exonerou imediatamente o Pinto. Depois o indica como adjunto. Coisa de vala negra, mesmo!

    Bar do Toró

    ResponderExcluir
  4. É por que vocês na sabem da metade das irregularidades que Jorge Pinto cometeu na Dired. Rosário, irmã de Irineu, sofreu na pele.



    Canquinho

    ResponderExcluir
  5. Só vai sobrar para Nazareno!!!
    Sendo o culpado cde tudo isso....

    rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir