segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cadê a Semana Saúde na Escola que deveria acontecer em Macau?

Foto: AG Sued
Obesidade entre os jovens é o tema da Campanha desse ano do Programa Saúde na Escola que acontece em todo o Brasil, menos em Macau.

No início de março, o Governo Federal lançou mais uma estratégia intersetorial, a “Semana Saúde na Escola”, visando à melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros. Esse ano, o tema desta ação visa o combate a obesidade e alimentação saudável dos discentes brasileiros. As ações e atividades da Semana Saúde na Escola serão realizadas através do Programa Saúde na Escola (PSE).

Luciana Pinto (assessora de políticas públicas, diretora do Hospital Antônio Ferraz, diretora do Pronto Socorro Alfredo Teixeira e cabo eleitoral de Kerginaldo Pinto) esqueceu de assessorar o prefeito e o seu secretariado, talvez pelo acúmulo de funções, sobre a Semana Saúde na Escola que aconteceu em todo Brasil no início de março. Pela incompetência e descaso com a Educação municipal, a Semana Saúde na Escola foi totalmente ignorada.  

Enquanto isso, existe a distribuição de cestas básicas, picolés, pirulitos, sorvetes, pipoca e cachorro-quente, nas escolas municipais de Macau. Uma atitude contra o que a Semana Saúde na Escola visa combater, que é alimentação inadequada, a ociosidade e o consumo exagerado de guloseimas sem teor nutricional por parte de nossas crianças, que a cada ano que se passa estão ficando mais obesas e possibilitando o surgimento de doenças de forma mais constante e precoce.

Outra deficiência do PSE é que não há avaliação da saúde dos nossos estudantes, pois deveriam fazer um trabalho preventivo para avaliar e detectar precocemente a saúde nas diversas áreas: Bucal, o Quadro Vacinal, Dermatológica, Nutricional, Psicológica, Mental, Pneumológica, Alérgica, Urológicos, Ginecológicos, Alimentar, Respiratória, Auditiva e de tantos outros problemas de saúde que poderiam ser evitados com um trabalho de saúde preventiva nas escolas.

O PSE aparenta ter se tornado apenas um cabide para empregar parentes de políticos e gastar o dinheiro enviado pelo Governo Federal com ações paliativas e descontínuas. Outro absurdo é que o ano letivo começou e nenhuma escola do município teve as suas condições sanitárias avaliadas pela COVISA de Macau, o que mostra todo desrespeito do Governo Flávio Veras com os nossos estudantes, que muitas vezes tem que estudar em ambientes insalubres, sem água, sem banheiro e com condições sanitárias precárias e inexistentes. 

4 comentários:

  1. caro leitor antes de criticarmos precisamos ter conhecimento no assunto. saude na escola faz parte de saude basica,palestras como por exemplo:cuidar dos dentes
    a importancia das vacinas
    como evitar as dsts da vida
    cuidados de higiene
    cuidados com os alimentos
    evitar alimentos que venha prejudicar a saude.
    fazer exames de rotinas.
    informar a importancia do exame de preventivo.
    como se prevenir da gravidez na adolesencia.
    informar quanto o alto exames das mamas.
    os riscos quanto a diabetes , hipertençao entre outra.

    as especialidades acima citado nao faz parte de saude basica. ou seja sao especialidades que cuida de saude curativaaaaaaaaaaa. saude na escola sao da competencia do medico clinico, do dentista, do enfermeiro , tecnico de enfermagem e o agente de saude que tem por sua vez um papel himportanticimo no psf.

    ResponderExcluir
  2. gente vamos esquecer alfredo teixeira ,isso e passado ,ficou pra traz , trata-se apenas de uma extrutura fisica,mas tudo e a mesma coisa, com apenas clinicas diferentes. clinica medica,obstetra,pediatra e urgencia. o predio,profissional,o gerente no qual administra e um so,nao exite divisao de a ou b.

    ResponderExcluir
  3. Existe saúde na escola: são os alunos morrendo de calor no Padre João Penha Filho.


    Celcius

    ResponderExcluir
  4. Que saúde ?! Se o CAPS que esta so recebendo os noiados não esta tendo nem refeiçoes quem dira asaude na escola.....

    ResponderExcluir