quinta-feira, 19 de abril de 2012

Entrevista com Zé Filho

Vereador Zé Filho fala com exclusividade para o blog Macau em Dia.

Por que o senhor quer ser prefeito de Macau
Porque o povo de Macau quer me eleger prefeito. As pessoas estão com saudades da minha administração, que foi aberta ao povo. O povo quer alguém que escute as pessoas e coloque em prática aquilo o que o povo quer. As pessoas têm saudades dos 11 meses que eu passei a frente da Prefeitura de Macau, quando fui prefeito interinamente.

O senhor já tem uma plataforma de governo?
Nosso plano de governo será baseado no que nós fizemos no passado, quando tivemos uma aprovação de 80%. Nenhum dos últimos prefeitos de Macau teve essa simpatia popular, a opinião do povo.  Vamos tirar a Saúde da estagnação. Na época que fui prefeito, Macau tinha 2 PSFs e na minha gestão terminou com 5 pontos do Programa de Saúde da Família, que tem até hoje funcionando.

O senhor vai eleger a Saúde como prioridade no seu futuro governo?
A Saúde e a Educação terão toda minha atenção. Não posso eleger somente uma secretaria. O Hospital Antonio Ferraz renasceu no meu governo de prefeito de Macau. O hospital, que era da empresa Henrique Large, estava com as portas quase fechadas e nós resgatamos, equipamos e colocamos para funcionar. O HAF está servindo a Macau esse tempo todo.

Como o senhor está vendo o problema da Educação com os professores municipais parando toda quarta-feira em protesto porque o prefeito de Macau não cumpre a Lei e não paga o Piso Nacional dos Professores?
Eu vejo essa situação com muita tristeza. O Piso Nacional dos Professores é um direito do trabalhador que é o professor, tão importante quanto o médico ou o advogado para nossa sociedade. Acho que o professor é mais importante porque para a pessoa ser um médico ou advogado precisa de bons professores. Quando fui prefeito, nós abrimos as portas da Secretaria de Educação para ouvir os professores e funcionários para poder fazer uma Educação com melhor qualidade. Na época, a gente realizou alguns aulões pré-vestibular no Lions Clube, trazendo os melhores professores de Natal, nos finais de semana, para que os alunos da rede pública pudessem fazer um bom vestibular. A gente colocava mais de 500 alunos no Lions e muita gente passou no vestibular e já têm pessoas formadas. Como prefeito, eu iniciei a construção da Escola Municipal Ednor Avelino e deixei quase pronta para o atual prefeito concluir. Nós também tínhamos mais de mil alunos fazendo parte das escolinhas de futebol, em Macau e nos distritos. Hoje, a Prefeitura não incentiva as escolinhas de futebol. Elas estão paradas.

De 2006 até hoje, o município arrecadou em torno de R$ 500 milhões, mas ninguém consegue ver essa verba sendo aplicada em infra-estrutura para o município. Como o senhor está vendo essa situação e o que poderia ser feito com todo esse dinheiro?
Em primeiro lugar, o futuro prefeito terá que investir em Educação e Saúde. Precisa que a Educação municipal vá bem e precisa a Saúde está bem, para poder asfaltar as ruas da cidade. O asfalto não há urgência. Mas, cada governante tenha seu modo de agir e o prefeito de Macau gosta de asfaltar as ruas. Com todo esse dinheiro com projetos sérios para a área da Saúde, Macau deveria ter um hospital de referência com urgência e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atender toda a Região do Vale do Açu. Com esse dinheiro, também daria para desenvolver o turismo macauense, construindo uma ponte sobre os Rios dos Cavalos, para que Macau receba os turistas que vêm do Ceará por Areia Branca e Porto do Mangue, viajando pela beira da praia até nossa cidade. Nós fizemos um requerimento em 2009 para que a Prefeitura de Macau fizesse esse projeto, que custa menos de um terço da ponte da Ilha de Santana sobre o Rio Piranhas. Até hoje, o gestor municipal não deu bolas ao projeto e parece que engavetou.

O senhor e os demais candidatos de oposição estão se reunindo para decidir os critérios que serão adotados para a escolha do candidato e do vice. Se o nome do senhor não for escolhido, o senhor vai apoiar o nome indicado para ser prefeito de Macau pela oposição?
Eu apoio qualquer um dos nomes que forem escolhidos dentro de critérios, que estão sendo estabelecidos, como a melhor aceitação da população de Macau, a menor rejeição do nome, aquele que tiver articulação política. Claro que o maior critério será a preferência popular. Se meu nome não for escolhido, eu vou apoiar aquele que estiver mais bem avaliado. Eu já disse isso até ao prefeito Flávio em nossa última conversa que ele me perguntou se haveria espaço para minha candidatura. Eu disse: “Pelo menos, na oposição haverá uma decisão democrática. Diferente do seu grupo, que já tem um nome para ser candidato e eu não tenho chance”.

A oposição está mais unida do que nunca?
Está sim... Estamos todos unidos com o propósito de devolver a gestão da cidade para os filhos de Macau, retirando o prefeito e seu projeto pessoal de se eternizar no poder.

3 comentários:

  1. é isso ai vereador você esta de parabens de ter saido da saia do prefeito,pena que tem vereadores que não precisam se umilhar mais não tem a sua coragem,exemplo: leila,oscar,fatima jacome e champirra, pessoas que vivem sem a prefeitura mais estão sendo humilhados por migalhas, estes não podem voltar a camara de macau.

    ResponderExcluir
  2. o candidato de Flavio é Aladim e não tem pra ninguem, Zé Filho quebrou a prefeitura em 11 meses e o pinto não saiu nem do ovo.

    ResponderExcluir
  3. a ganança de uns é tão grande que não sobra vaga para vice-prefeito é todos querendo ser prefeito por isto não ha vaga de vice ai oque resta é o prefeito arranja qualquer um para ser o vice concorda?..

    ResponderExcluir