sábado, 12 de maio de 2012

Notas da Salinésia

Antiga usina de sal, ficava localizada no início do istmo macauense. Acervo histórico do engenheiro Haroldo Martins.

Macau sem transparência
A transparência com o dinheiro público é algo que nunca foi visto na gestão do prefeito de Macau, Flávio Veras. Na Secretaria de Assistência Social, a situação é preocupante. Os recursos do Fundo Municipal de Assistencial Social ninguém sabe onde são aplicados ou destinados, pois as ações executadas são paliativas ou desconhecidas. Nem mesmo o IGD (Índice de Gestão Descentralizada), que deveria ser aplicado para a emancipação e apoio ao Programa Bolsa Família parece ser utilizado inadequadamente, servindo tão somente para aquisição de veículos, e apesar de serem comprados com recursos federais não recebe nenhuma identificação da Prefeitura Municipal. A prova de tudo isso que falamos é que nossa cidade não recebeu o Selo Unicef nos últimos sete anos, devido a incompetência no planejamento e execução de políticas públicas.

Promessas sem valor
Se Macau tivesse um gestor capacitado, ele utilizaria do planejamento, da coordenação e das ações intersetoriais para mudar a realidade social da população. Mas, Macau é administrada por Flávio Veras e Kerginaldo Pinto, que vivem no passado, deixando de preparar a cidade para o futuro. Com um orçamento de 400 milhões de Reais durante a gestão de Flávio Veras nos últimos 7 anos, ele teve a oportunidade de mudar a realidade social e econômica de Macau e não fez, mesmo tendo o apoio e investimentos pesados dos Governos Estadual e Federal. Agora, Flávio promete que vai fazer e acontecer, mas ninguém acredita. Todo macauense sabe que se Flávio não fez em sete anos, não vai fazer em quatro meses.

Pão e água
A atitude de Fátima Jacome em querer ser candidata a prefeita de Macau pelo PMDB é louvável, mas os macauenses esperam que a vereadora vá até o fim com o seu objetivo de ser candidata à prefeita de Macau, reforçando o debate democrático. Enquanto desgasta o nome da vereadora Fátima Jacome, deixando o secretário de Saúde, Diogo Jacome, a pão e água, o prefeito de Macau está super-lotando a Secretaria de Saúde com os cabos eleitorais de Kerginaldo Pinto, visando criar um cabo de guerra dentro daquela Secretaria e engessar ainda mais as ações do secretário.

Cala-boca municipal
Agora, ninguém se surpreenda se as coisas na Secretaria de Saúde melhorem daqui pra frente. Será tão somente o “cala boca” da vereadora que o Prefeito vai dar. Vale lembrar que no insano “Projeto Político Pessoal” de Flávio Veras em colocar uma marionete no Poder, é que Flávio depende mais dos vereadores Fátima, Oscar, Leyla e Champirra do que os vereadores Dele. Só falta os vereadores entenderem isso ou aceitarem essa verdade.

Caos na Saúde
Enquanto Fátima Jacome passa a mão pela cabeça do seu filho, as doenças tomam conta de nossa população, que não consegue resolver seus problemas nos postos de saúde e acabam sendo encaminhados para o sofrível Hospital Antônio Ferraz, que tem tudo de bonito por fora, condicionadores de ar, porta de sensor de presença, internet wi-fi, frigobar e pintura retocada. Mas, falta o essencial como médicos especialistas, gestão eficiente, medicamentos, equipamentos e materiais, e principalmente atendimento especializado e de qualidade. A única forma de tratamento de problemas graves ainda é a “ambulancioterapia” e o encaminhamento para os Hospitais públicos de Natal.

Sorteio do Dia das Mães
Nesse domingo, Dia das Mães, a Prefeitura de Macau faz mais um jogo eleitoreiro, tentando comprar os votos do eleitor desavisado. Com a desculpa camuflada em “Sorteio das Mães”, o Prefeito Flávio Veras distribui “brindes” como bicicleta, fogões, TV LCD, forno microondas, antena parabólica e máquina de lavar. Tudo comprado com o dinheiro público para o prefeito fazer política. Será que Flávio vai continuar fazendo esses sorteios quando deixar a Prefeitura de Macau, usando suas lojas de eletro-móveis? Du-vi-de-o-do.

Arrecadação de milhões
Conforme o Demonstrativo de Distribuição de Arrecadação do Sistema de Informações do Banco do Brasil (SISBB), nos quatros primeiros meses do ano, a arrecadação do município de Macau foi de R$ 26.271. 999,26 (vinte e seis milhões duzentos e setenta e um mil, novecentos e noventa e nove reais e vinte e seis centavos). Além dessa arrecadação milionária, o município ainda recebe repasses do Governo Federal, destinados a Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, através dos convênios firmados.

Cadê o dinheiro?
Com todo esse dinheiro entrando no município, o prefeito de Macau administra a cidade de forma incompetente. Flávio Veras deixa faltar merenda nas escolas, falta medicamento nos Postos de Saúde e no Hospital Antônio Ferraz, além de especialidades médicas, falta casa populares, o Teatro Municipal Hianto de Almeida está prestes a cair em cima da cabeça dos macauenses, os professores não recebem o Piso Nacional, não há cursos de qualificação para jovens e adultos, etc, etc, etc...

Prestação de contas
O prefeito Flávio Veras não oferece serviços de qualidade para a população porque ele gosta de humilhar as pessoas em longas filas, sob o sol do meio dia, para receber as migalhas eleitoreiras. Enquanto isso, Flávio não perde a oportunidade para dizer que sabe o preço dos macauenses e se recusa a fazer uma prestação de contas na Câmara Municipal de Macau.

Lagartixas ou vereadores?
A Câmara Municipal de Macau deveria fiscalizar as ações do prefeito e criar projetos de Lei que beneficiasse a população. A maioria dos vereadores é subserviente ao prefeito. Inclusive, um vereador oposicionista disse que os vereadores da bancada do governo eram “vereadores lagartixas”, que frequentavam a Câmara Municipal somente para balançar a cabeça para as ordens do prefeito.

Vereadores subservientes
Apesar de o prefeito Flávio Veras responder a mais de 50 processos por corrupção eleitoral, compra de votos e outros crimes, os vereadores macauenses nunca cogitaram criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar um desses processos. No final do ano passado, o Ministério Público acusou Flávio Veras de ter superfatura a compra de asfalto para a cidade no valor de R$ 6 milhões. Nenhum vereador da situação discutiu a possibilidade de fiscalizar o prefeito.

Mega Brega
O baile mais invocado do ano será realizado dia 04 de agosto no Clube da Praia de Camapum. A 14ª edição do Mega Brega terá atrações como Jorge do Acordeon, Luiz Almir, Simara Show, Jerri Adriani, Leonardo Sulliavan, Genival Santos e Carlos André.

Casa de Cultura de Macau
Em entrevista à Tribuna do Norte, a responsável pelo setor das Casas de Cultura, da Fundação José Augusto, Joana Darc Xavier, garantiu que o Palácio Salineiro, prédio conhecido como a Casa de Cultura de Macau, será reaberta em breve. Ela afirmou que a Secretaria Extraordinária de Cultura do RN está trabalhando para colocar em funcionamento a Casa de Cultura de Macau o mais rápido possível, porém ela não estabeleceu datas.

Vagas para estágio na Petrobras
A Petrobras, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), está com processo seletivo aberto para o Programa de Estágio da Petrobras. Serão ofertadas 92 vagas destinadas a estudantes dos níveis técnico e superior, nas cidades de Natal, Mossoró, Fortaleza e Guamaré. O Programa possibilita que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão e adquiram experiência nas suas áreas de estudo. Os editais estão disponíveis no site: www.rn.iel.org.br

Educação a Distância na UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará o Processo Seletivo para cursos de graduação da Educação Superior a Distância para o segundo semestre de 2012. Serão oferecidas 2.085 vagas nos cursos de licenciatura, distribuídas nos diversos polos no Rio Grande do Norte. As inscrições serão feitas, a partir do dia 12 de maio, prosseguindo até as 23h59 do dia 24, exclusivamente pela internet, através do portal da Comperve (www.comperve.ufrn.br), onde estarão disponíveis o edital e o formulário de inscrição.

Saidêra
Sentado na Praça Monsenhor Honório, dedilhando seu violão e vendo um casamento acontecer na Igreja Matriz, sua majestade Rei Rock não perdeu tempo para filosofar: “O casamento é o método mais caro de se ter uma mulher de graça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário