terça-feira, 19 de junho de 2012

Macau: cidade sem prática esportiva

Como não existe políticas públicas municipais voltada para o esporte macauenses, os jovens de Barreiras improvisam suas peladas na maré cheia.

O esporte macauense não se resume apenas ao futsal com patrocínio da Inter TV Cabugi. O que se observa em Macau é que todas as outras modalidades esportivas estão abandonadas. As escolinhas esportivas só iniciaram suas atividades neste ano devido a proximidade com a eleição. As meninas que praticavam vôlei e futebol foram esquecidas. Handebol é algo que nunca foi praticado na atual gestão.

Ciclismo e atletismo são limitados aos grandes heróis macauenses, natação existia na AABB, mas o prefeito destruiu a prática dessa modalidade. A praça esportiva do skate está abandonada, servindo de banheiro e sem as condições necessárias para prática do esporte. As artes marciais ainda existem porque há pessoas que lutam pelo esporte. A verdade é que o governo Flávio Veras não investe em nenhum esporte macauense.

O futuro prefeito terá a árdua missão de mudar essa situação, retirando os jovens do ostracismo, da ociosidade e da tentação do mundo das drogas. Ele terá que investir no esporte, construindo Ginásios Poliesportivos em todas as escolas municipais e inserindo equipes multidisciplinares de profissionais para o incentivo a prática esportiva. O esporte também deverá ser levado às comunidades rurais, aos clubes de idosos, associações e outras entidades não governamentais.

Poderia ser criada a semana da prática esportiva e implantada as Olimpíadas Macauense. Seriam concedidas bolsas de estudo e incentivos financeiros aos estudantes que se destacassem nas modalidades esportivas e tivessem boas notas em todas as disciplinas curriculares. Incentivaria a prática do xadrez como forma de disseminar a disciplina, o raciocínio rápido e a inteligência de nossa população. O esporte seria valorizado e incentivado, como forma de mudança de cultura, de vida e de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário