sábado, 9 de junho de 2012

Notas da Salinésia

O projeto com o pedestal da Santa, na entrada da cidade, foi apresentado há dois anos atrás pelo prefeito. Essa semana, Flávio Veras inaugurou uma gambiarra com Nossa Senhora da Conceição, muito diferente do projeto original.

A gambiarra da Santa
Na calada da noite, o prefeito Flávio Veras mandou retirar a imagem de Nossa Senhora da Conceição que dava boas-vindas às pessoas que chegavam a Macau. A coitada da Santa ficou mais de dois anos esquecida ao lado da quadra do Ceimh, esperando por uma grande obra que o prefeito iria fazer para colocá-la num pedestal pomposo (ver marketing acima, que foi apresentada pela Prefeitura de Macau). Porém, no feriado de Corpus Christi, o prefeito aproveitou o período eleitoral e fez uma gambiarra para recolocar a Santa na entrada da cidade, de onde nunca deveria ter saído.

Blindando o prefeito de críticas
Como tudo na administração do prefeito Flávio Veras, a Santa foi recolocada sem o devido planejamento urbanístico, usando uma maquiagem na entrada da cidade com fins eleitorais. Enquanto o prefeito recolocava a Santa, um certo blogueiro, desses que tem opiniões a preço de varejo, já blindava seu patrão de futuras críticas da oposição, que nem teve tempo de ver a gambiarra da Santa direito para poder opinar. O tal blogueiro não gostou porque a atitude ridícula do prefeito em trocar seis por meia dúzia foi motivo de chacota nas redes sociais, onde o povo tem opinião formada, independente de ser oposição ou não.

Comentário de Cláudio Gia
 “Flavio está se preparando para rezar muito, para pedir perdão pelo mal que causou ao povo de Macau. Carmen Lúcia, a santa predileta dele, já publicou a sua oração, que teve sentença de 3 anos e 8 meses de prisão e multa de R$ 10,4 mil, confirmadas quinta-feira. Não cabe oração aos santos do STF por não ser de ordens constitucional o processo”.

Pinto ou Marionete
Durante a solenidade para recolocar a Santa num pedestal improvisado, o super-secretário Kerginaldo Pinto anunciou o desligamento do cargo, visando a disputa na eleição com o total apoio do prefeito Flávio Veras, que pretende usar Kerginaldo como sua marionete para continuar mandando na Prefeitura de Macau. Os cientistas políticos da Confraria de Djane apostam que Flávio não quer um terceiro mandato, mas a escritura da Prefeitura passada para seu nome. Para conseguir continuar sua influência na administração macauense, ele vai usar seu pupilo como um fantoche, devidamente doutrinado pelo seu mentor.

Baronesa da Saúde
Mesmo sem um cargo próprio, Kerginaldo Pinto vai continuar com influência na administração de Flávio Veras. A esposa de Kerginaldo, Luciana Pinto vai continuar sendo a manda-chuva na Secretaria de Saúde, com mais autoridade do que o próprio secretário Diogo Jacome, que foi colocado no cargo pelas mãos de sua mães, a vereadora Fátima Jacome. A baronesa da Saúde Macauense (como ficou conhecida Lucian pela sua influência) vai continuar sendo um tentáculo político do seu marido, o candidato do prefeito.

Saúde de terceira
Zé do Maruim e a torcida do Botafogo sabem que a Saúde de Macau é de péssima qualidade. Não há infra-estrutura adequada, não existem equipamentos, não tem Postos de Saúde com atendimento humanizado, faltam profissionais especialistas, falta atendimento de qualidade, falta um hospital de vergonha, não há medicamentos, faltam materiais de expediente, faltam equipamentos de proteção e segurança para os servidores públicos e faltam políticas públicas de saúde. Principalmente, Macau não tem um gestor capacitado e nem empreendedor para fazer as mudanças necessárias na Saúde do município.

Perguntas que não querem se calar
A vereadora Fátima Jácome e seu filho Diogo Jacome deveriam explicar para a população de Macau o que houve com a Saúde pública. O povo quer saber porque falta medicamentos básicos? Porque o PSE não funciona? Porque nunca Dr. Diá prestou conta das finanças da saúde? Porque criaram os PSFs Fantasmas? Porque não temos médicos nos postos de saúde na sexta-feira? Porque para se ter uma consulta médica precisa ficar na fila e demora tanto tempo?

Responda, dona Baronesa
Já que a gestão na Saúde macauense é dividida entre a vereadora Fátima Jacome, seu filho Diogo Jacome e Luciana Pinto, um deles deveria ter coragem e vir a público explicar porque Macau está em 120º no ranking de cidade do RN em termos de saúde pública? Porque foram contratadas centenas de pessoas para Saúde? Porque a maioria dos exames é realizada em Natal? Porque os programas de Saúde não funcionam? Porque falta oxigênio nas ambulâncias? Porque o PSF Volante só funciona dois dias? Porque as crianças fizeram exames e não receberam óculos? Porque os escovodromos não foram instalados nas escolas? Lembrando que o dinheiro é público e o povo merece uma satisfação.

O que há no governo
Na Confraria da Boca Maldita, os cientistas políticos de plantão afirmam que o governo está cheio de conchavos, arrumadinhos, apadrinhamentos, esquemas, marmotas, contratos, aluguel da mansão, distribuição sem vergonha de gasolina para os amigos, maus tratos, humilhação, filas, doenças, dengue, viroses e mal atendimento. Além do mais, ainda tem a Baronesa com uma ruma de emprego, licitações viciadas e muita gente mandando e poucos obedecendo.

Esperança para o futuro
Agora, imagine os macauenses pobres e desamparados, que dependem do Bolsa Família para sobreviver! Enquanto os babões e usurpadores tiram proveito do que é do povo de Macau. E o cidadão de bem sofrendo, vendo seus vizinhos também sofrerem, vendo toda uma população toda sofrendo e vendo que o futuro está sem futuro. Os eleitores de Flávio olham em volta e admite que caíram no canto da sereia nas últimas eleições. No entanto, o eleitor consciente ainda pode tirar essa turminha que faz pouco caso do povo pobre e humilde de Macau, basta querer, basta mudar e basta votar na mudança. Pense, Aja e faça diferente.

SOS RDS Ponta do Tubarão
O escritor e ativista ambiental Cláudio Guerra pede a colaboração dos amigos para que todos assinem uma “petição on line” com o objetivo de fazer uma apelo à governadora Rosalba Cialine que é quem tem o poder de determinar a realização do Zoneamento e do Plano de Manejo da Reserva. Segundo Cláudio Guerra, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão está correndo um grande risco e todos os macauenses serão prejudicados.

Banana para os macauenses
 “A empresa ou a pessoa chega, usa, abusa e desfruta da amabilidade e do bom acolhimento do povo de Macau e depois ‘dá uma banana’ prá todo mundo e não deixa nada para Macau, nem para os macauenses. Eu nunca aceitei isso e considero que o progresso deve vir dentro de regras e estas regras deve respeitar o morador do local e o desenvolvimento deve beneficiar a região, pois só assim todos desfrutam da riqueza gerada em Macau”, escreveu Cláudio Guerra. Para assinar a petição on line, basta visitar o sítio O Baú de Macau (link ao lado), ou subscrever diretamente no link:

Curso de Inglês no IFRN
O IFRN vai realizar um curso de inglês para 30 jovens macauenses, sendo 10 vagas para alunos do Instituto e 20 para o público externo. Para o público externo (das comunidades e municípios próximos ao Câmpus), as inscrições serão realizadas no dia 13 de junho, próxima quarta-feira, às 10h. O curso é gratuito e possui duração de sete meses.

Saidêra
Com sua viola debaixo do braço, Rei Rock caminhada pela Rua João Amaral quando deparou-se com uma briga de vizinhos. Imediatamente, sua majetade segurou no braço do rapaz que estava exaltado e filosofou: “Nunca chame o seu vizinho de filho da puta safado. Você pode muito bem estar ofendendo seu pai e a sua avó”.

Essas notas são publicadas somente aos sábados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário