sábado, 30 de junho de 2012

Notas da Salinésia


Maquiavel de Macau
Todo mundo sabe que Zé Filho foi expulso do PMDB e só saiu da bancada do prefeito porque Flávio disse que não apoiaria sua candidatura para prefeito de Macau, razão pela qual o saudoso vereador era o candidato da oposição. Assim que a viúva Vilani tinha acabado de enterra o corpo, o prefeito Flávio Veras foi fazer uma visita de solidariedade e convidou a viúva para ser o vice na chapa junto com Kerginaldo Pinto. Essa jogada do prefeito foi publicada no blog da jornalista Thaisa Galvão, uma das mais bem informadas blogueira política do Estado. Sabendo que Vilani é filiada ao DEM, o prefeito Flávio Veras aproveitadava a comoção popular e o bom desempenho de Zé Filho nas pesquisas, além de atrair o DEM da governadora para seu palanque, junto ao seu candidato. Bom mesmo foi a desculpa do prefeito em convidar a viúva, coisa que nem Maquiavel (com toda sua ruindade) não faria, uma “homenagem à Zé Filho”. Sensata, a viúva deu um sonoro “não” como resposta.

Boatos maldosos
A central de boatos de Macau plantou uma coisa maldosa na cidade, dizendo que Zé Filho teria passado mal apos discussão com um grupo político. Esse tipo de boato é mentiroso e tem como objetivo enfraquecer a oposição e aliciar votos para outros candidatos. Se olharmos pela ótica política, um boato que joga a população contra um determinado grupo político ira beneficiar a quem? Essa boataria nefasta fez a população esquecer de que mais um cidadão morre pela ineficiência da Saúde municipal. Os primeiros socorros são de extrema importância para salvar uma vida. Nos últimos anos, centenas de pessoas morreram em nossa cidade por falta de assistência medica. É uma vergonha, uma cidade que gasta mais de 3 milhões em carnaval não ter uma UTI, não ter um medico cardiologista de plantão. Benito e Zé Filho poderiam ter sido salvos se houvesse um atendimento de urgência eficiente no Hospital Antônio Ferraz.

Gastança com o erário
Na edição dessa sexta-feira, o blog Macau em Dia publicou que o governo Flávio Veras e seu secretário de infra-estrutura, Kerginaldo Pinto, gastaram mais de 400 milhões de Reais do dinheiro público. No entanto, tudo indica que todo esse dinheiro foi gasto aleatoriamente sem nenhum planejamento. A verdade é que Macau poderia ser uma cidade modelo para o Brasil. Porém, o que se vê é uma cidade modelo de escândalos e má administração, onde o prefeito está mais interessado em eleger seu sucessor, do que com a melhoria de vida dos macauenses.

Descaso e asfalto
Para se ter idéia do descaso, enquanto Secretário de Infra-Estrutura, Kerginaldo Pinto investiu mais de 6 milhões de Reais em pavimentação asfaltica, de ruas que já estavam pavimentadas. Enquanto isso, para se chegar as comunidades rurais, como os assentamentos, os macauenses tem que arriscar a vida em estradas de barros. Assentamento que não possuem adutora e ainda depende do famigerado carro-pipa para levar água a casa das pessoas.

Cadê o Posto de Saúde?
Os Postos de Saúde da Zona Rural estão em péssimas situações. Para se ter uma idéia Salinopolis, Sertãozinho, Soledade, Chico Martins, Tambaú, Moinho do Juá, Várzea Cercada, Maxixe, Canto do Papagaio e outras comunidades, não possuem sequer um Posto de Saúde para fazer um curativo. Não existe assistência social nas comunidades e os jovens são deixados a própria sorte. Ainda temos um enorme déficit habitacional e as poucas casas populares construídas não tem pavimentação, saneamento básico e algumas já apresentam rachaduras.

Agricultura e pesca abandonadas
A Pesca e Agricultura familiar foram entregue as moscas, melhor dizendo a Sandro Moretti, que não fez absolutamente nada para melhorar a vida do homem do campo e dos pescadores macauenses, que são verdadeiros heróis que lutam sozinho por uma vida melhor. Nunca houve a implantação de políticas públicas visando a melhoria da pesca e qualificação de mão de obra especializada nos portos pesqueiros de Macau.

Macau tá pior, vamos mudar
No último ano, não teve uma obra sequer de grande relevância inaugurada por Flávio Veras e Kerginaldo Pinto. O Galpão das Marisqueiras faz quase um ano que se arrasta na construção, parece que um dia colocam um tijolo e no outro derrubam dois. A Praça do Lazer continua aquela vergonha pública. O Complexo Educacional é só a mesma fachada. A Vala Negra toma toda a extensão da Avenida Centenária. A grande maioria dos prédios públicos é alugada, pois Macau não tem um Centro Administrativo. O Concurso Público não foi realizado. Os Postos de Saúde estão em péssimas condições de funcionamento, falta de tudo. O Hospital e Pronto Socorro a reforma já dura mais de 7 anos. Não tem Telecentros na Zona Rural. Não existem escolas adequadas. As creches são arremedos de estabelecimentos educacionais. Essa administração é um verdadeiro absurdo, uma vergonha pública. Os macauenses precisam dá um basta aos caos, aos desmandos e a patotinha.

Flávio Veras convoca
Nesse sábado, na UERN de Macau, o PMDB vai homologar o nome de Kerginaldo Pinto como candidato a prefeito pelo partido. Segundo as más línguas da Confraria de Djane, o nome de Kerginaldo é uma imposição do prefeito de Macau por ser fácil manipular o seu funcionário. O cientistas políticos garantem que o prefeito Flávio Veras não quer somente um terceiro mandato, ele quer mesmo é a escritura da Prefeitura de Macau em seu nome, passo em cartório e tudo mais. Na convenção pmdbista, a surpresa será o nome escolhido para ser o vice de Kerginaldo.

Dança das cadeiras
A vereadora Gerusa sempre teve o mandato caindo no colo. Sua primeira participação no plenário da Câmara Municipal de Macau foi no lugar da vereadora Magaly Marcelino, que se afastou para exercer o cargo de secretária de Assistência Social. Agora, com a morte do vereador Zé Filho, assume a vereadora Gerusa, que vai atuar diretamente na bancada do prefeito.

Odete Lopes perde o mandato
“Quando fiz a opção de mudar de partido era consciente que poderia perder o que restava do meu mandato. Portanto, a luta continua e nada vai tirar o meu foco dessa nova luta a Favor de Macau”, declarou nas redes sociais a vereadora Odete Lopes, logo após saber que tinha perdido seu mandato. Quem assume a cadeira de Odete Lopes é Newton Junior do mesmo partido PPS e representante de Barreiras.

Saidêra
Vendo as discussões políticas em Macau, sua majestade observou que há muita gente indecisa em quem votar. Sem perder tempo, Rei Rock filosofou: “O cúmulo da indecisão é o cara estar com uma diarréia do caralho, com dois banheiros à sua frente e cagar na cueca”.

Um comentário:

  1. gostaria de saber quem é esse: Sandro Moretti, que até tempos anterior andava a pé, sustentado por tia claudete e agora desfila de carrão na confiabilidade do seu cargo, secretario de pesca.Como pode alguem que talvez não seja nem se que filho da terra chega de para-quedas, cai e manda na terrinha mas um, lá de nós! meu Deus! coitados dos pescadores, estão sendo representado por um rapaz que não saber o que é uma tilapia. até quando tudo isso poderá acontecer, a mudança é agora através do voto o povo muda esse sistema de coisas implantado em nossa cidade.

    ResponderExcluir