sábado, 16 de junho de 2012

Pra que serve o Conselho de Saúde?

AG Sued
O Conselho de Saúde de Macau era para ser um colegiado independente, mas reza na cartilha do secretário de Saúde, Diogo Jacome.

A legislação brasileira diz que tem um órgão que podia botar moral na Saúde de Macau e esse órgão se chama Conselho Municipal de Saúde de Macau. O mesmo Conselho que Doutor Diá era presidente e todo mundo dizia “sim” sempre, até mesmo quando o “sim” era para criar programas de saúde fantasma. Até hoje, ninguém se esquece dos PSFs Fantasmas, CAPS Fantasmas e PSE familiar sem funcionar.

Apesar de ser um órgão que deveria atuar com independência e autonomia, fiscalizando e punindo os transgressores da Saúde Pública de Macau, O Conselho de Saúde, também conhecido como Conselho de Doutor Diogo, não está nem aí para os problemas da Saúde do município, porque a luta da maioria dos conselheiros de Saúde é pelos seus próprios interesses.

O blog averiguou que alguns conselheiros de saúde vivem no gabinete do Secretário de Saúde pedindo favores e benefícios. O pior de tudo é que esses conselheiros, que fique claro que não são todos, ao invés de propor mudanças para melhoria do sistema de Saúde, pelo contrário, vão pedir favor ao gestor da Saúde para depois pagar com um “sim” a tudo que Diogo Jacome quiser aprovar.

As cartas são tão marcadas no Conselho de Saúde que, em breve, a Secretaria de Saúde terá que aprovar as suas contas do ano passado. Já sabe o que vai acontecer? Será tudo aprovado por unanimidade e ninguém vai ter acesso a essas informações. No entanto, o Conselho de Saúde de Macau deveria tomar pulso e cortar o cordão umbilical que tem com Diogo Jacome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário