quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tapetes de Sal no Corpus Christi

Região Salineira: Em Areia Branca, a Rua do Cais Tertuliano Fernandes é ornamentada com os tapetes de sal que já virou uma tradição na cidade para a procissão de Corpus Christi.

Fé e criatividade se destacam durante o feriado de Corpus Christi em vários municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Em algumas cidades da Região Salineira, a quinta-feira, além de procissões e missas, é marcada pela tradição dos tapetes de sal. Em Areia Branca, os tapetes de sal se tornaram uma tradição

 Sal grosso, serragem e pó de café são usados para compor as imagens que vão ornamentar a Rua do Cais Tertuliano Fernandes, em Areia Branca. A confecção dos tapetes de rua é uma manifestação de arte popular católica, que tem como objetivo a comemoração do Corpus Christi.

A tradição de fazer os tapetes com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. Essa tradição desapareceu em Portugal, mas foi mantida nos lugares onde os portugueses conquistaram. Em Areia Branca, a tradição dos tapetes é cultuada pela Igreja Católica e a população. Por ser uma produtora de sal marinho, a cidade utiliza o sal como matéria-prima aliada a colorantes para a confecção dos tapetes em que se comemora Corpus Christi com procissão e missa.

Infelizmente, o município de Macau não tem a tradição de confeccionar os tapetes de sal para a procissão caminhar durante a festa de Corpus Christi, apesar de ser o maior produtor de sal marinho no Brasil, responsável por 95% do sal consumido no País. Porém, hoje a tarde haverá missa e procissão na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macau. 

4 comentários:

  1. Já teve! Macau é a terra do já teve. Cultura se preserva ou se abandona. Esse é apenas um, entre vários aspectos da cultura local, que foi desprezado pela população e seus representantes, não necessariamente nessa ordem. Ecoam as palavras do saudoso professor Benito, Macau não tem povo, tem população. Povo tem cultura, tradição,costumes. População é um conjunto de indivíduos. Povo tem identidade cultural, história, e mesmo disperso, vide ciganos, judeus, chineses, japoneses, preservam seus valores.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, em macau não tem nada mesmo...

    ResponderExcluir