sábado, 11 de agosto de 2012

Notas da Salinésia


Desabafo de uma leitora
O blog Macau em Dia recebeu email de uma leitora: “Sou Maria Clara da rua São Pedro. Sabemos que a prática de compra de votos é antiga. E Flávio Veras foi um bom aluno e hoje aplica o que lhes foi ensinado, comprar voto com o dinheiro do próprio povo. Vejamos: 1.Vereadores que toda Macau conhece, são secretários e fazem das suas secretarias, cabides políticos, seja, só dou remédio, só faço a matrícula do seu filho, só te arranjo contrato por três meses e outra coisas parecidas, se você votar em mim ou no meu candidato. 2. O que tem de candidato principalmente do lado Flávio dando carteira de motorista, pagando prestação de carro, moto e outros não é brincadeira...Tudo com o dinheiro do povo... 3. O preço de alguns indivíduos deve ter sido muito alto, pois diziam coisas absurdas a respeito de Flávio e hoje estão ao seu lado. Por exemplo: Júnior de Barreiras, Cabo Dantas, Ari Marcos, e outros, tudo com nosso dinheiro... 5. Tem o secretário de educação que ganha como secretário de educação e como diretor do FSS que equivale ao salário de um secretário e todas as regalias. 6. O que tem de gente contratada! Não tem como denunciar esses contratos? Pedir uma análise das folhas de pagamento da Prefeitura, antes e a partir do período eleitoral? Com tudo isso, o Flávio não ficou satisfeito com atos corruptos e quer empurrar de goela abaixo dois bonecos, candidato a prefeito, que é assalariado dele e de repente aparece com carros, sendo empresário e o vice que tem contrato de no mínimo R$ 30.000,00 só do escritório de advocacia...”

Queimando o filme
Zé do Maruim quer saber a razão do prefeito Flávio Veras não andar ao lado do seu candidato, Kerginaldo Pinto, pedindo votos nas comunidades. Será porque Flávio Veras prometeu Deus e o mundo ao povo e não conseguiu cumprir? Ou será que Flávio tem medo de olhar no rosto das pessoas e descobrir que não fez nada para melhorar a qualidade de vida delas? Zé acha que Flávio não anda ao lado de Kerginaldo para não “queimar o filme” do candidato.

Gerusa na batalha
A vereadora Gerusa fez uma grande festa para apresentar seu nome como candidata a uma vaga na próxima legislatura de Macau. Segundo os cientistas políticos de plantão, a estratégia de Gerusa é não gastar muito para ficar na suplência e assumir a vaga depois que algum vereador for para uma secretaria. Tem um cabra lá na confraria de Djane que aposta que Gerusa não tem cacife para entrar na Câmara Municipal com recursos próprios. O confrade garante que todo aquele estardalhaço feito para lançar a candidatura foi mero fogo de palha.

Educação Caótica
Qualquer pessoa em Macau sabe que o prefeito Flávio Veras nunca privilegiou a Educação do município. Muito pelo contrário. Nos últimos sete anos e meio, o sistema educacional macauense tornou-se caótico com a falta de estrutura nas escolas municipais. Em várias escolas estão faltando cadeiras escolares, noutras faltam merenda e os alunos vão pra casa mais cedo, o forro está caindo em outra escola, não há professores suficientes, etc.

Projetos parados
Recentemente, a Secretaria de Educação municipal fez uma campanha para que os alunos fizessem “exames oftamológicos”, prometendo doar óculos aos alunos que tivessem problemas visuais. Passados meses de espera, o dinheiro que viria do Governo Federal através do “Programa Olhar Brasil”. O projeto está parado, prejudicando centenas de crianças que tem dificuldade de aprendizagem por problema ocular.

Falta de compromisso
O secretário de Educação Rodrigo Aladim deve explicações pela falta de compromisso do município com os alunos macauenses. Até hoje, o município não tem uma escola sequer de tempo integral, onde proporcione a juventude macauense o desenvolvimento de pesquisas, de evolução física e mental para um melhor aprendizado. Apesar de ter chegado os recursos através do Programa Saúde na Escola (PSE), nunca foram instalados os “escovódromos” nas escolas de Macau.

Aspones da Saúde
Enquanto o secretário municipal de Saúde, Diogo Jacome, paga fortunas aos seus “aspones” (assessores de porra nenhuma), a Secretaria de Saúde não tem dinheiro para comprar um metro de fio para fazer a instalação de computadores e ar-condicionador. Os profissionais reclamam das constantes falta de materiais, de medicamentos de uso contínuo. Para se ter idéia de como está a Saúde municipal é que a Clínica da Família passou dias sem funcionar por falta de água. Justamente porque nenhum comerciante do município aceitara vender uma Caixa d’água para a Prefeitura Municipal, pois Flávio trata os comerciantes locais de forma criminosa, não realizando o pagamento (em dia) do que é comprado no comércio local, prejudicando a Economia da cidade.

Hospital ou Posto de Gasolina?
A assessora de Políticas Públicas, Luciana Pinto, além de não fazer jus a seu gordo salário, transformou o Hospital Antônio Ferraz em algo que não funciona a contento, um lugar que parece mais um Posto de Gasolina, de tantas são as ordens de combustíveis que são emitidas para salvar a vida dos correligionários de seu esposo.

Chacota paraibana
Está servindo de chacota na cidade e nas redes sociais a frase dita por Chico Paraíba, durante lançamento de sua candidatura a vereador de Macau: “Quero voltar à Câmara Municipal para defender o macauense”. Chico passou vários anos a frente da Fundação de Cultura de Macau e nunca conseguiu fazer absolutamente nada pela cultura de Macau. Muito pelo contrário. Chico Paraíba fez a proeza de enterra o Teatro Hianto de Almeira e afundar a cultura de Macau para o mais profundo limbo do esquecimento.

Faltando um T
Pra ter idéia do descaso no Antônio Ferraz, há poucos dias nas redes sociais, um cidadão postou que sua filha não iria fazer um procedimento cirúrgico no HAF pela falta de um T, um adaptador de tomadas, que custa R$ 3,00.

Odete Lopes nas Redes
Até agora, a vereadora de Macau e candidata a prefeita, Odete Lopes, é a única candidata que está usando as redes sociais para debater de frente com o internauta e com os formadores de opinião, os problemas de Macau. Os demais candidatos ainda não mostraram suas teclas pelas vias virtuais da Salinésia Potiguar.

Saidêra
Um súdito encontra vossa majestade no Porto de São Pedro contemplando o rio e pergunta: “Rei, qual é a definição de fazer amor?”. Rei Rock dedilha suavemente seu violão e filosofa: “Uma coisa que as mulheres fazem enquanto os homens estão trepando”.

Um comentário:

  1. creche 25 de junho é um exemplo não tem diretora
    os funcionarios fazem o que quer

    ResponderExcluir