quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Direito de Resposta

"Senhor Jornalista:

Em resposta à notícia veiculada no blog da sua responsabilidade, sobre as denúncias feitas pelo coordenador do SINTE/Regional de Macau, Sr. Antônio Araújo Neto, gostaríamos de fazer alguns esclarecimentos, inclusive, sobre a escola que o referido senhor cita, a E.M. João Penha Filho.

Esta escola, atualmente, está passando por uma reforma em toda sua infraestrutura, assim como também passaram por serviços de manutenção, no início do ano letivo todas as demais escolas, inclusive a E.M. Edinor Avelino, citada como “escola modelo” na matéria em pauta.

Concordamos plenamente que democratizar o acesso à escola pública é de suma importância para o desenvolvimento de uma cidade e que a construção de novos prédios escolares É UM dos caminhos que levam à democratização do acesso. Mas também acreditamos que só democratizar o acesso não é suficiente. É primordial oferecer uma Educação Pública de qualidade, garantindo os princípios expressos na LDB N.° 9.394/96.

Para isso, a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando: equipando as escolas existentes, firmando convênios, estabelecendo parcerias, investindo na formação continuada dos professores e gestores, entre outras ações.

Como este blog afirma em seu editorial estar a serviço da região, estamos enumerando algumas ações desenvolvidas só neste ano de 2010 pela Prefeitura Municipal de Macau, através da sua Secretaria Municipal de Educação.

Certos de contarmos com seu compromisso sobre a verdade dos fatos, esperamos a divulgação do material enviado, subscrevendo-nos atenciosamente.

Jorge Nazareno Lima Pinto
Secretário Municipal de Educação de Macau"

NOTA DOS EDITORES:

Por ser um espaço democrático, o blog Macau em Dia publica o email do secretário de educação na íntegra. Porém, ninguém na redação entendeu o "direito de resposta" porque o conteúdo do email não explica nada que há no teor da matéria. É bom lembrar que essa matéria já foi publicada no "Jornal de Macau", na edição de maio do corrente ano e somente agora as escolas estão "em reformas". 

O secretário Jorge Pinto deixou de esclarecer algumas questões básicas como: Haverá manutenção dessas reformas? A Prefeitura de Macau construiu mais de uma escola? Pretende construir ou há projeto? Haverá giz e material pedagógico para os professores?

Os editores entendem que garantir educação de qualidade é investir em concurso público para professores qualificados, formados em suas áreas de atuação. Isso é somente o básico. Em Macau, mais da metade dos professores são contratados e grande parte sem a devida licenciatura que exige a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, citada pelo senhor secretário.

Em anexo ao email, o senhor  Jorge Pinto enviou uma lista de "ações" que sua secretaria realizou. O blog usa o direito de restringir essa "prestação de contas" e se propõe em fazer uma análise mais apurada de cada ponto citado pelo secretário de educação de Macau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário