Em debate promovido por parte da classe cultural de Natal, a candidata ao governo do Estado, Rosalba Ciarlini, disse que implantará o Fundo Estadual de Cultura onde repassará 1% do ICMS por ano. “Hoje esse valor seria em torno de 30 milhões. Esse Fundo Estadual de Cultura não será para pagar funcionários, será exclusivamente para fomentar projetos nas mais distintas expressões de arte. Este Fundo de Cultura não inviabilizará a Lei Câmara Cascudo de incentivo a cultura, que continuará a existir”, disse Rosalba.
No debate, Rosalba falou de uma de suas propostas dentro do calendário de eventos, que é criar o Festival Nacional do Folclore, onde toda classe cultural estará envolvida. “Não é só contratar um evento. Isso morre. Tem que ter uma preparação nas escolas, com a presença da arte, só assim o evento terá sustentabilidade. As escolas não serão os coadjuvantes, serão protagonistas”, afirmou.
Rosalba, que quando prefeita de Mossoró conseguiu fazer com que a cidade fosse reconhecida nacionalmente através da cultura, lembrou que, para conseguir êxito, sempre estimulou para que isso não fosse apenas momentâneo. E assim estão no calendário de eventos de Mossoró o Chuva de Bala no País de Mossoró, o Oratório de Santa Luzia, o Auto da Liberdade e o Mossoró Cidade Junina, que divulga a cidade por todo o país. “Resgatamos muitos fatos e personalidade históricas que estavam esquecidas. Eu vejo a cultura como uma âncora para o turismo”, disse Rosalba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário