Alunos da rede pública municipal macauenses tem o aprendizado prejudicado por falta de políticas públicas voltadas a educação dos cidadãos
Não são somente as escolas de Macau que estão em estado de ruínas. A educação intelectual dos alunos macauenses também tem dado resultados negativos agravantes. “O quadro é muitíssimo preocupante. Eu nunca vi uma educação tão ruim”, detaca o sindicalista Manoel Nazareno.
O sindicalista ressaltou que os dados das avaliações feitas pelo Governo Federal são os piores possíveis nos diversos níveis como o Enem, a Prova Brasil, vestibular, entre outros. Comparando com a Rede Estadual de Ensino, o resultado dos alunos do município de Macau fica muito aquém.
“Mesmo tendo uma Secretaria Municipal de Educação com uma equipe muito grande, os resultados dos alunos são de envergonhar os educadores macauenses”, revelou Nazareno, salientando que é muito difícil os alunos macauenses passarem no vestibular da UFRN, em Natal, disputando com os alunos de lá.
Nazareno lembra que não adianta culpar os professores. Os educadores/professores também fazem parte de uma engrenagem que depende da estrutura do Poder Municipal que está deficiente. “As péssimas condições de trabalho, salários baixos, aliado a falta de estímulo, são fatores que desanimam os professores, refletindo nos alunos”, disse.
E como agente vai passar no vestibular desse geito? Sou estudante em Macau e estou passada com nossos professores que não sabem de nada. E como vao ensinar pra agente?
ResponderExcluirQue vergonha está Macau pois alem da educação a saúde está precaria pois presenciei pacientes de macau indo para a cidade de Guamaré atrás de atendimento porque em macau não tinha médicos.
ResponderExcluir