sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que os professores de Macau têm para comemorar no seu dia?

 Nazareno e Araújo são coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, regional de Macau, e falaram com exclusividade para o Macau em Dia.

Fotos e textos: Alex Gurgel
Especial para o Dia dos Professores

Uma das profissões mais nobres do mundo, o professor, tem seu dia celebrado hoje - 15 de outubro. Porém, os professores e educadores em Macau não têm nada para comemorar. Muito pelo contrário. Eles aproveitam seu dia, que é feriado em quase toda a rede pública, para reivindicar seus direitos que são constantemente violados.

Em anos anteriores, a Prefeitura de Macau fazia uma grande festa entre professores, alunos, funcionários da educação e os pais para lembrar o “Dia do Professor”. De acordo com o Manoel Nazareno, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), regional de Macau, esse ano não nenhum evento na rede municipal para comemorar a data com os professores e alunos.

“O prefeito Flávio Veras desistiu de fazer a festa dos professores porque ele ficou enfraquecido politicamente. O resultado das urnas não foi o esperado”, declarou Nazareno com exclusividade para o Macau em Dia, ressaltando que a falta de comemoração por parte da Prefeitura de Macau é um sintoma do que acontecerá no futuro. “Antes da eleição, o prefeito contratou muita gente e agora vai começar a dispensar esse povo”, disse.

Nazareno afirmou que era tanta gente contratada na Secretaria de Educação Municipal que chegaram ao absurdo de enviar uma “professora” semianalfabeta, que não sabia ler e escrever direito, para lecionar alfabetização para crianças numa escola municipal na Ilha de Santana. “Esse povo que foi contratado antes das eleições vão sair e os serviços da Prefeitura de Macau ficarão mais lentos”, completou.

7 comentários:

  1. Enquanto isso, Nazareno e Araújo, Jorge Pinto anda divulgando pelos blogs que a educação do municipio de Macau é nota 10, ou seja, ele "comprou" um "prêmio" a uma determinada instituição, tendo como objetivo impressionar o prefeito para ficar mais tempo no cargo, uma vez que está enfraquecido politicamente devido o fracasso do Psb nas urnas. O que vocês acham disso?

    ResponderExcluir
  2. Esses dois professores são pura honestidade. Quando eles dizem que o prefeito não faz nada pela educação, eles estão dizendo a verdade. Parabéns ao blog por mostrar a realidade da educação em Macau. Ricardo Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Porém, o SINTE/RN não dar um piu sobre a escolas estaduais. Em Macau, as escolas do estados estão a anos luz atrás da escolas do município. Totalmente desetruturada. Tem escolar que faltam de cinco professor por turma, e olhem, já estamos no final do ano. Se não fosse o prefeito Flávio veras que copntratou alguns porfessores no sistema parceria, muitas teriam fechado.E o SINTE, calado. Isso é uma vergonha. Só existe luta de classe contra as escolas municipais, porque?

    ResponderExcluir
  4. Jorge Pinto mé tampa...tampa de pinico. Onde foi que ele comprou esse título de melhor secretário? Homi, isso só pode ser comprado. Veja se dá pra vocês divulgarem o nome da instituição que concedeu esse título a Jorge Pinto!!!

    ResponderExcluir
  5. Parece dois papudinhos de boteco do Gil. nPor isso são desmoralizados.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkk...Ainda bem que parecemos com dois papudinhos...Realmente, não é desonra parecer com alguém papudinho, ou não. Não é querendo me "promover", mas, assim mesmo, ganho uma promoção, mesmo anônima, do comentarista. Vejamos: falar dos papudinhos - e eu não os conheço por não frequentar o citado bar - nos traz este quadro: eles tem os motivos deles para frequentarem (quem sabe não sejam teus também?) e tomarem a branquinha sempre. Por isso papudinho. Não sei quem paga, tanto e todo dia tanta cana pra eles; te garanto, não sou eu. Mas, não deixo, vez ou outra, de tomar uma dose da branquinha...Dizem que é bom pro sangue, não sei; quando tomo, tomo com a minha grana. Isso é ser desmoralizado? Não me lembro de ter pedido favores pessoais a nenhum agente público da nossa sociedade. Isso é ser desmoralizado? Não votei, desde que comecei, em ninguém por dever favores, ou esmolas. Isso é ser desmoralizado? nunca vendi meu voto. Isto é ser desmoralizado? Não comento anonimamente as questões que quero comentar. Isto é ser desmoralizado? Não me furto de falar, esteja certo ou errado, a minha opinião por medo dos "gestores" de plantão. Isto é ser desmoralizado? E você? Se enquadra, em algumas dessas questões? Consegue rsponder da mesma frma que eu? Sossega, ser papudinho, na maioria das vezes não é uma escolha consciente...Tem muito sofrimento, muita falta de condições na vida de um sujeito "papudinho"...Mas sei que a intenção aqui não foi sacanear com eles, e sim comigo. Provocação aceita..rsrsrsrsr. E não me sacaneou. Dei uma gargalhada daquelas..rsrssrs. Para terminar, e provar como não somos desmoralizados: você comenta sobre mim, no anonimato, na tocaia, por que não tem coragem de dizer-me, como eu teria, numa eventualidade. A tua covardia, ao comentar assim, é uma prova cabal de que eu não sou desmoralizado. Mas tu és.

    Manoel Nazareno da Silva
    Professor/Coordenador SINTE-RN/Macau
    mns40@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nazareno,
    sou Macauense e tenho vergonha da educação do nosso município.Só quem é da educção para dar o valor devido as necessidades educacionais das crianças e dos adolescentes.
    Moro em São Paulo há 8 anos, sou professora do município de São Paulo e fui também do Estado. Vejo que aqui os sindicatos são bastante atuantes e mesmo assim a categoria cobra medidas e posicionamentos de tais sindicatos perante os orgãos do governo.Continue divulgando ao povo a problemática da educação.
    Até..
    Monique Moreira.

    ResponderExcluir