domingo, 7 de novembro de 2010

Em Macau, ex-gari é o diretor do Museu José Elviro

Gilson Barbosa já foi gari e hoje é o diretor do Museu José Elviro, onde guarda acervos importantes que contam a história de Macau.

Em Macau, somente é possível visitar o Museu José Elviro (manhã ou tarde) porque existe alguém que foi escolhido pelo próprio João de Aquino para cuidar do museu. Gilson Barbosa é funcionário da Prefeitura de Macau, onde exercia a função de gari, sendo cedido oficialmente desde 1996, pelo poder publico municipal para zelar pelo museu.

Com seu esforço e dedicação ao museu e seu acervo, Gilson tornou-se o diretor geral do museu. Atualmente, ele desenvolve a atividade de museólogo e ainda encontra tempo para estudar o curso de Educação Física pela UFRN. Graças ao Museu Câmara Cascudo (Natal), ele pode fazer, em 1997, o curso de museologia, através da pró-reitora de extensão da UFRN. Tudo isso fez de Gilson um apaixonado por museu. 

Gilson relata que entre 2000 e 2004, o Museu José Elviro ficou fechado porque a estrutura física não oferecia segurança para as pessoas e muito menos para o acervo histórico. Ele assegura que houve uma queda no fluxo de turista que visita o Museu, mas garantiu que ainda visitado por alunos, professores, estudiosos, numa média de 100 pessoas por mês. “Com o falecimento de João de Aquino, caiu muito o número de visitantes”, disse.

Atualmente, Gilson é candidato ao cargo de vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Macau, ao lado de Junior do Sindicato, candidato a reeleição para presidir a entidade. “Sou candidato porque quero contribuir com o Sindicato para valorizar os direitos dos servidores. Confio na pessoa de Junior, que fez uma excelente gestão a frente do Sindicato”, disse Gilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário