sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Professor Benito Barros foi operado, mas passa bem em Natal

Foto e reportagem: Alex Gurgel
O professor e socióloco Benito Barros passou por cirurgiar no celebro, mas passa bem na UTI da Promater, em Natal.

O intelectual macauense Benito Barros sofreu uma de isquemia cerebral (parecido com AVC) na noite de ontem e se submeteu a uma cirurgia no Hospital Promater, em Natal, para tentar retirar uma espécie de coagulo do cérebro. A situação de Benito Barros é considerada estável. Na tarde dessa sexta-feira, ele será transferido para a UTI II da Promater, sem risco de morte.

Macauense, ex-vereador, sociólogo, professor universitário, poeta, escritor e frequentador de Djane, Benito Barros é um dos maiores conhecedores da história políticas de Macau. Autor do livro Macauísmos, contar a história do município a partir da década de 50.  Benito ainda escreveu outros títulos como “Cardume de Sonhos”, “Cemitério de Pipas”, “Requém para o Infinito”, “Um ser tão...”, entre outros.

Benito é um assíduo leitor do blog e fazia questão de colaborar com sua opinião polêmica sempre que  necessário. Durante as últimas eleições, ele declarou seu votos aos filhos de Macau que eram candidato, sendo Zé Filho para deputado estadual e Junior do Sindicato para federal. Ainda essa semana, ele participou da nossa “enquete natalina”.

O blog Macau em Dia continuar colhendo informações em Natal sobre o estado de saúde do professor Benito Barros e vai repassar para seus leitores ainda hoje.

Um comentário:

  1. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é definido como uma disfunção neurológica aguda de origem vascular, com desenvolvimento súbito de sinais clínicos de distúrbios da função cerebral com duração de mais de 24 horas. Esta patologia pode apresentar um quadro clínico bastante variado, dependendo do tipo de lesão, da localização e do tamanho da área afetada, bem como da natureza e funções comprometidas (WHO, 2006). Pode ser classificado em Isquêmcico ou Hemorrágico. Se ele teve um AVC diagnosticado como uma isquemia, então o AVC foi Isquêmico, não se diz q foi "parecido" c/ AVC. É a famosa trombose cerebral. E se no quadro de isquemia, q significa falta de oxigênio no local, detectou-se um coágulo, é pq ele tinha um aneurisma, uma dilatação arterial q provocou acúmulo sanguíneo. A cirurgia p/ retirada do aneurisma serve p/ impedir/previnir q esse vaso se rompa e cause uma hemorragia intracraniana. O q eu acho interessante é q primeiro dizem q ele está sem os reflexos... q reflexos? Ocular? Cutâneo? E agora ele está estável. O q é está estável? Estável em relação a q? Uma pena as informações não serem bem expostas, não apenas por falta de conhecimento sobre a doença, mas pela falta de informação sobre o quadro de saúde de Benito. Até entendo q a intenção foi a melhor, mas em se tratando de AVC a informação deve ser precisa e coerente c/ o quadro q essa doença desenvolve. Torço q o colega melhore e fique com o mínimo possível de sequelas neurológicas, até pq ele é bastante querido em todas as redes sociais q frequentou. Att, Débora Carvalho, Fisioterapeuta.

    ResponderExcluir