Reportagem e foto: Alex Gurgel
Falta de assistência médica adequada no hospital Antônio Ferraz, de Macau, agravou o quadro de saúde do professor Benito Barros.
O sociólogo Benito Barros pode ter sofrido de negligência médica por mais de 3 horas, esquecido dentro da enfermaria do Hospital Antônio Ferraz, em Macau. De acordo com a jornalista e produtora cultural, Dorotéa Dantas, fez uma ligação para seu amigo Benito Barros e outra pessoa atendeu ao telefone dizendo que Benito estava desacordado numa cama, no hospital.
Dorotéa conta que chamou o amigo Fernando de Zé Lopes e foram direto para o hospital quando se depararam com o professor deitado numa cama às 02 horas da tarde. A jornalista conta que o médico de plantão, doutor Marcos, deu à Benito Barros um medicamento pra pressão, sem desconfiar que o professor já estava dando sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Segundo Dorotéa, o doutor Wilson chegou ao hospital para fazer um parto de uma paciente quando foi solicitado pela jornalista a olhar o estado de saúde de Benito Barros, que constatou imediatamente que o professor estava sofrendo de um AVC. “Eu dei escândalo quando vi meu amigo Benito sem o tratamento adequado”, disse.
“Quando o doutor Wilson detectou o AVC, a gente tinha que levar Benito para Natal”, relatou, porém Dorotéa percebeu que a única ambulância disponível não tinha para-brisas e nem retrovisor. Preocupada com a situação do amigo Benito Barros, Dorotéa autorizou que a ambulância sucateada transportasse o professor macauense para Natal.
Enquanto Dorotéa ligava para todos seus amigos tentando salvar o professor e amigo, chegaram ao Hospital Antônio Ferraz o secretário de saúde Doutor Diá acompanhado de Chico Paraíba e Arnaldo Marcelino. Nervosa, Dorotéa voltou-se para o secretário e desabafou indignada: “A culpa é sua doutor Diá”...
O Macau em Dia Ligou para o Hospital Pomater e constatou que o estado de saúde do professor Benito é extremamente difícil, do ponto de vista médico, sendo um quadro irreversível. Mas, os médicos ainda precisam fazer alguns testes durante a noite para declarar a “morte cerebral”. Nesse momento, Benito Barros está em “coma induzido”, respirando por aparelhos e sem reflexos.
Qual o estado de saúde do professor Benito Barros?
ResponderExcluirToda Macau hoje, sente a mesma dor,ao ver o nosso conterrâneo nesse estado de coma. Eu não só falo que Macau tem um Poeta, um escritor, um sociólogo... eu digo: Toda Macau hoje sente a falta em sua biblioteca cultural de um grande livro, "BENITO BARROS" Meu amigo não de vá, deixe que possamos ver o término de sua obra, ler em seu pensamento as páginas que ainda não foram deixadas em papel. E no meu simples livro, um dia eu escreverei: Obrigado amigo, por você ter deixado eu ser seu amigo, Obrigado Senhor,por ter permitido sermos conterrâneo deste grande solo Macauense. e na maior pirâmide que eu construir, a ultima pedra de sal que eu colocar, lá estará simbolizado este grande livro cultural de nossa cidade de Macau. Joaquim Nonato de Albuquerque, ex-morador da Rua São José, 110
ResponderExcluir