quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cidade dos Reis

Pórtico em homenagem aos Reis Magos, na entrada de Natal recebendo os visitantes.

Texto: Alex Gurgel
alexgurgel@msn.com

A cidade de Natal começou a surgir com as Capitanias Hereditárias, no tempo em que o Rei de Portugal Dom João III dividiu o Brasil, nos idos de 1530. As terras que se chamou Capitania do Rio Grande ficaram com João de Barros e Aires da Cunha. A primeira expedição portuguesa aconteceu cinco anos depois com o objetivo de colonizar as terras.

Em 25 de dezembro de 1597, uma nova expedição portuguesa, desta vez comandada por Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque, chegou para reconquistar a capitania. Como estratégia de defesa contra o ataque dos índios e dos franceses, os portugueses começam a construir um forte, que foi chamado de Fortaleza dos Reis Magos, por ter sido iniciada no dia dos Santos Reis.

 O Forte foi projetado pelo Padre Gaspar de Samperes, o mesmo arquiteto que projetou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação. Concluído a fortaleza, logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis em homenagens as imagens do três Reis vindas de Portugal. Depois, Cidade do Natal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário