quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fortaleza dos Reis Magos

Construída em 1598, a Fortaleza dos Reis Magos é um dos mais preservados fortes coloniais do Nordeste.

Texto: Alex Gurgel
alexgurgel@msn.com

Guardando imponente a foz do Rio Potengi, a Fortaleza dos Reis Magos é o mais importante monumento histórico de Natal. Mais antigo que a própria cidade, começou a ser construído em 6 de janeiro de 1598, dia dos Santos Reis. Não passava então de uma típica instalação militar do século XVI, uma frágil garantia de segurança para os portugueses, em constante embate contra franceses e índios.

A Fortaleza dos Reis deu origem a colonização da Capitania do Rio Grande, servindo, ainda, de referência e apoio às fundações dos Estados do Ceará, Maranhão, Pará e à conquista do Norte do Brasil. Sua forma atual, lembrando uma estrela de cinco pontas, surgiu somente em 1614, num projeto do arquiteto militar Francisco Frias de Mesquita.

Concluído em 1628, o novo forte ficou pouco tempo nas mãos dos portugueses. Em 1633, foi conquistado pelos holandeses da Companhia das Índias Ocidentais, passando a chamar-se Castelo de Keulen. O domínio holandês na região durou três décadas e, durante este período, o Forte dos Reis Magos serviu como instalação de defesa e também como prisão para brasileiros e portugueses e casa de hóspedes para personalidades, como o príncipe Maurício de Nassau.

Hoje, além de ser a principal atração turística de Natal, a Fortaleza abriga a mais importante peça da História do Brasil: o Marco de Touros, primeiro monumento a dar posse da terra brasileira aos portugueses, destacando-se como importante ponto turístico-histórico-cultural do Estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário