A beleza exuberante da RDS Ponta do Tubarão
Jornalista | alexgurgel@msn.com
As tardes em Diogo Lopes são azuis de propósito. A pequena Vila de pescadores com seu areado de casas casadas, coladinha, abraça toda a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão com uma variedade ambiental impressionante: mar, mangue, restinga, rio, dunas, falésias, coqueirais, caatinga, tabuleiros e lagoas.
Intocáveis no leito do estuário, os mangues que circundam as águas são cenários para reprodução de cavalos marinhos e desova do caranguejo Uça. Por trás da pequena comunidade de Sertãozinho, as dunas móveis formam grandes falésias que encontram a caatinga, separando o sertão e o mar numa cena única, mágica.
Distante 35 km distante de Macau e 230 km da capital potiguar, Diogo Lopes é um paraíso conhecido por poucos potiguares. A comunidade tem a consciência do manejo correto da natureza e só trabalha com projetos produtivos para a pesca e para o turismo ecológico, visando o “desenvolvimento sustentável”.
A Origem de Diogo Lopes
De acordo com a historiografia popular, o povoado de Diogo Lopes teve sua origem com os irmãos portugueses Diogo e Gaspar Lopes que aportaram no Rio Tubarão, em data incerta. Diogo Lopes permaneceu na localidade, enquanto Gaspar partiu para o sertão.
Até os anos 70, existia uma trilha carroçável ligando Diogo Lopes à Macau, mas era intransitável durante épocas de inverno ou nas grandes marés. Quando foi confirmada a produção de petróleo no campo terrestre, a Petrobrás nivelou e asfaltou as estradas da região. Hoje, Diogo Lopes abriga uma população em torno de 6 mil habitantes.
Estrada entre dunas que Divide Diogo Lopes e Barreiras
Peixes avoadores sendo salgado ao sol para secar.
Sertãozinho visto das dunas móveis.
Brincadeira ao longo do Rio Ponta do Tubarão.
Entardecer em Diogo Lopes.
Comunidade de Diogo Lopes.
Rio Ponta do Tubarão.
Parabéns, Alex Gurgel.
ResponderExcluirEste post sobre Diogo Lopes é uma poesia em texto e imagens... Realmente é um paraíso.
Eu amo este lugar tão lindo.
Caraca Alex, você se superou nessas fotos. Estão divinas. Vá lá que Diogo ajuda muito, mas eu sei que não ficou pra qualquer um não.
ResponderExcluirDiogo Lopes continua linda e preservada como toda a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão. Apesar das benfeitorias feitas ultimamente, o povo de Diogo Lopes reclama a presença do governo municipal e isso tem provocado insatisfações ao ponto de já existir um barulhento movimento emancipatório. Ter muita gente em Diogo já pensando na prefeitura, nas vagas de vereadores e nos cargos de comissão se isso uma dia vier acontecer. O Comerciante Ramos reclama que Soledade, a maior província petrolífera da reserva, não tem um posto de saúde. Para se trocar uma lâmpada de um poste em Barreiras, Diogo Lopes Soledade ou Sertãozinho, leva-se longos 90 dias ou mais. O lixo nas dunas prolifera. Os incautos dizem que Barreiras, Diogo, Soledade e Sertãozinho, são que geram os royalties que Macau aproveita para fazer festas e carnavais. Pobre com Macau, miseráveis sem eles. A nova cidade já nasceria pobre e devendo como o recém emancipado Sudão do Sul. Mas a prefeitura de Macau deve, urgente, olhar para aquelas comunidades que gostaram do asfalto mas ainda falta muita coisa. Manoel do balneário, invadiu aquela área e continua construíndo e aumentando a invasão e não há ninguém na prefeitura de Macau, na promotoria do meio ambiente que peça documentos referentes aquela terra. Diogo Lopes e Barreira são o que Macau tem de mais belo. Mas o povo de Macau gosta mesmo é de Natal, Touros, Graçandu. Quem gosta de Macau é quem vem de fora ou é daqui e mora longe.
ResponderExcluirQuem andou se apaixonando em Diogo Lopes foi Toinho Zorro. Todo desembarque ele tá por lá.
ResponderExcluirOs que foram para Natal estudar e trabalhar mas que não abrem mão de Macau. Continuam apaixonadíssimos por Barreiras e Diogo Lopes. Giovana, João do Mangue, Celso, Lourinha (ops!Moreninha), Sua Excelência Ivanaldo e esposa, Wellington Paiva, Gordurinha, Paulo Maia (filho do "major" Maia), Valdeberck, Roberto Pinheiro, Vargas, Chaguinha de Preta, Chico Ilo, Nenoca, Ceiça-Ilo, o gaúcho-macau Toinho Zorro que anda aterrorizando em Diogo e região, Lu,IH Burra!, Barack Hussein Obama, Angelina Jolie e Amy Winehouse.
ResponderExcluirCada vez que vejo certas observações sem fundamento fico revoltado, principalmente vindo de quem não tem o que fazer, falando daquilo que não sabe, e se coloca como anônimo pq não tem a coragem suficiente pra mostrar a cara e fala de todo mundo tentando prejudicar,prove que Manoel do Balneário não tem a documentação necessária ou não é nativo, ou que invadiu, é fácil falar difícil é provar, procure o que fazer vá cuidar da sua vida ao invés de levantar suspeitas sobre um homem honesto e trabalhador como seu Manoel.
ResponderExcluirPrimeiro gostaria de parabenizar pelo post sobre Diogo Lopes, ficou muito lindo e as fotos nem se fala. Gostaria tbm de comentar sobre essa outra observação que é verdade conheci D. Marisa a esposa de seu Manoel quando criança, ela nasceu e se criou aqui em Barreiras pelo que eu saiba o terreno é da família dela e foi passado de herdeiros, conheci e conheço a família dela que é toda daqui de Barreiras e de Diogo Lopes, já Manoel que eu me lembre era rapazinho quando trabalhava com seu Manoel Victor numa padaria aqui em Barreiras, realmente essa pessoa fala daquilo que não sabe, conheço essa família a anos que muito batalha e que acima de tudo merece respeito e não serem agredidos sem nem se quer saberem.
ResponderExcluiralex eu sou seu fã.e os seus trabalho são maginificos.sou filho da terra mas não vendo o paraiso como vc.graças a deus nós temos um paraiso muito bonito.e um dos cartões mais lindo do litoral norte.mais vc ta de parabens pelo seu grande trabelho.de mostrar as pessoas as nossas belesas a nossa praia, as nossas festas,o nosso povo ospitaleiro.
ResponderExcluir