Professor Nazareno é dirigente do Sinte-RN, regional Macau. |
Para falar sobre a Educação de Macau, o blog Macau em Dia conversou com o professor Nazareno, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), Regional Macau, sobre o transporte escolar, o que falta para a implantação do Plano de Cargos Carreia e Salários e a necessidade de um concurso público para professores e auxiliares nas escolas municipais.
De acordo com o professor, a rede de transporte escolar do município de Macau continua caótica, em virtude de um planejamento errado. Como consequência, a Prefeitura de Macau precisa contratar serviços precários de transporte escolar para os estudantes do município. “Todo ano, o prefeito promete melhorar o sistema de transporte escolar, mas cruza os braços”, declarou.
Sobre o Plano de Cargos, Carreira e Salários, o professor Nazareno disse que está sendo desrespeitado desde que o prefeito Flávio Veras assumiu o poder. “Há dois anos, em virtude da Lei do Piso Nacional, nós fizemos uma proposta para reformar o Plano. Na época, o prefeito ficou de nos receber em uma semana. Até hoje, nós não tivemos resposta e o Plano está parado”, disse.
Há um mês, o professor Nazareno enviou ofício ao presidente da Câmara Municipal e ao prefeito Flávio Veras cobrando uma audiência para discutir a proposta do Plano de Cargos, Carreira e Salário. O professor desabafa: “Também não obtivemos resposta desse documento. Eles ignoram o que acontece com a Educação macauense”.
Da maneira como foi feito o processo seletivo no início do ano para contratar professores não satisfaz os dirigente do Sinte-RN de Macau “por causas dos vícios”. Segundo Nazareno, o ex-secretário não teve a sensibilidade para conversar com as entidades que fazem a Educação macauense. “O Conselho Municipal de Educação nem oi Sinte-RN não opinaram”, disse o professor.
Concurso para professor
Falta professor em todas as disciplinas na maioria das escolas de Macau. Nazareno afirma que o processo seletivo para contratar professores, no início do ano, foi feito de maneira açodada e contra a vontade dos vereadores, encontram nas vagas abertas a oportunidade ideal para indicar seus parentes e aderentes para a sala de aula. “O concurso público vai resolver a falta dos professores em sala de aula”, afirmou Nazareno.
O professor ressaltou que a maioria da comunidade macauense não acredita na palavra do prefeito e ele vem prometendo, todos os anos, que vai fazer um concurso público. “No discurso que o prefeito fez na Câmara dos Vereadores não falou no Plano de Carreira, Cargos e Salário e nem em concurso público”.
O dirigente do Sinte-RN de Macau espera que a nova secretária de Educação municipal, Mércia Teixeira, se empenhe na função para mediar o processo entre o chefe do executivo e a classe dos professores e resolver os problemas da comunidade educacional macauense. “Por ela ser uma professora e reconhecidamente competente, a gente espera que ela faça um bom trabalho no cargo. Essa é um grande oportunidade que a professora Mércia tempara fazer algo em favor dos professores”, finalizou.
Veja matéria feita com a secretária de Educação macauense, Mércia Teixeira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário