Jean-Paul Prates recebendo os cumprimentos do jornalista Bosco Afonso. |
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta terça-feira, Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão Norte-riograndense ao advogado e economista carioca Jean-Paul Prates. A homenagem foi uma iniciativa da deputada estadual Márcia Maia , que destacou a importância do trabalho do carioca para as atividades econômicas do Estado.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, e contou com a presença dos deputados Tomba Farias (PSB), Fernando Mineiro (PT), e José Dias (PMDB). O jornalista Bosco Afonso sentou a mesa do homenageado representando a prefeita de Natal, Micarla de Sousa.
Em seu discurso, Jean-Paul disse que estava muito honrado pelo título de Cidadão Potiguar e muito agradecido ao Governo do Estado por ter dado a oportunidade de morar no RN. “Nós estamos empenhados em garantir energia limpa para o RN”, disse Jean-Paul, ressaltando que ele também está empenhado em revitalizar a Alcanorte de Macau.
Para o jornalista Bosco Afonso Jean-Paul Prates é o responsável pelo pioneirismo do RN na busca por energia limpa. “Hoje, o Estado é auto-suficiente e a maioria dessa energia está sendo captada em Rio do Fogo, Guamaré e Macau através de parques eólicos. Jean-Paul é um dos responsáveis por esse geração de energia em nossa Região Salineira”, declarou Bosco.
O cidadão Potiguar Jean-Paul Prates
O carioca Jean-Paul Prates é especialista em Assuntos Regulatórios, Estratégia e Mercados de Recursos Naturais e Energéticos e trabalha no RN desde 1997, Estabeleceu segunda residência em Natal em 2000 e domicílio principal desde 2006. Como Secretário Extraordinário de Energia e Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (2008-2010), foi responsável pela organização das políticas públicas do Estado quanto a petróleo, gás natural, energia elétrica e fontes renováveis (eólicas, solar, hídrica e biocombustíveis).
Sob sua gestão, o RN alcançou a auto-suficiência em capacidade instalada para gerar o seu próprio consumo energético. Criou e organizou o Fórum Nacional Eólico - Carta dos Ventos e o Colóquio Solar Brasileiro, anualmente realizados em Natal. Também foi responsável pela introdução de projetos piloto de energia termo-solar no Estado, hoje em curso de viabilização.
Prates é Mestre em Economia e Gestão de Petróleo e Gás pelo Instituto Francês do Petróleo (IFP), Paris, França e Mestre em Administração, Planejamento e Política de Recursos Energéticos e Meio Ambiente pela Universidade da Pensilvânia. Professor de Legislação e Regulamentação da Pós-Graduação em Negócios de Petróleo e Gás Natural da COPPE-UFRJ. Membro do Conselho Técnico-Científico do Núcleo de Petróleo e Energias Renováveis NUPER da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Atualmente, Jean-Paul é diretor da Alconorte de Macau e garantiu que novos investimentos vão chegar para alavancar a produção em quatro segmentos: barrilha, cimento, energia e recursos hídricos; Segundo Jean-Paul, empresas como a Votorantim já iniciaram conversas para investir na produção ou compra de cimento. Há ainda um grupo espanhol querendo aplicar recursos em produção de energia solar e Petrobras e Caern estão empenhadas em explorar os recursos hídricos disponíveis.
Mesa formada pelo presidente da AL, deputado Ricardo Mota, entre outras autoridades. |
Jean-Paul Prates fala sobre a felicidade em receber o título de Cidadão Potiguar. |
Na hora do recebimento do título e a bandeira do RN das mãos da dep Márcia Maia. |
Os macauenses Rodrigo e Bosco Afonso prestigiando o homenageado. |
Vejam isso minha gente! Ainda tem duvidas que Bosco Afonso é o prefeito de Macau?
ResponderExcluirPomposo meu amigo, mas do que isso pomposo de inteligencia, generosidade, solidadriedade, lealdade e vontade, muita vontade de fazer de Macau uma cidade com melhor qualidade de vida!...
ResponderExcluir