Capela de São Pedro no Porto do Roçado (bairro Porto de São Pedro) |
Porto do Roçado, Porto das Oliveiras,
Porto de São Pedro
de onde, em círculos transparentes
de água circunvagando à ilha,
o rio vai ao mar,
os pescadores conduzindo em frágeis quilhas.
(Gilberto Avelino)
Nesta quarta-feira, 29 de junho, comemora-se o Dia de São Pedro, considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. A data fecha o mês de junho que foi marcado por comemorações em homenagem aos santos católicos. Em Macau, a Prefeitura organizou uma programação pífia no Porto de São Pedro para lembrar que os macauenses celebram o santo.
Por volta do meio dia de hoje, a Paróquia de Macau realiza um almoço com os pescadores e moradores no Porto do Roçado para comemorar o Dia de São Pedro em grande estilo e sem a presença do Poder Público. Às 16 horas será realizada a missa na Capela de São Pedro, seguido por uma procissão pelas ruas do bairro.
Em Macau, o nome do bairro Porto de São Pedro foi um Projeto de Lei de 1966, que foi um desejo da poetisa macauenses Olda Pinheiro Avelino, cuja idéia recebeu integral apoio do Monsenhor Joaquim Honório.
“A presente Preposição visa regularizar a denominação do bairro desta cidade, atualmente conhecido por Porto do Roçado, mas que alguns também chamam de Porto de São Pedro, denominação esta a nosso ver mais correta, por se tratar de um porto de pescaria e por ali já existir a Capela de São Pedro, localizado no rua do mesmo nome. Macau, em 01/06/1966”.
Com informações de: “Macauísmos, lugares e falares macauenses”, Benito Barros, 2ª edição, Imperial Casa Editora da Casqueira 2001.
Macau terra onde eu nasci, cidade de minha infancia, lembranças que o tempo não apagou.
ResponderExcluirSaudades de meus amigos que ai deixei. Macau como eu te amo !
Ivoneide