sexta-feira, 24 de junho de 2011

Prefeito de Macau que acabar com a tradição de acender fogueiras em noite de São João

Junior de Barreira e sua mãe, dona Mariquinha, impedidos de acender
fogueiras em homenagem à São João.
Da Redação | pvmacau@gmail.com

“A fogueira está queimando, em homenagem à São João”. Em Macau, na comunidade de Barreiras, dona Mariquinha (mãe de Junior de Barreiras) foi proibida de acender sua fogueira na véspera de São João porque o prefeito de Macau, Flávio Veras, decretou que seria fora da Lei acender fogueiras, quebrando uma tradição de mais de 50 anos na Rua São João, principal rua da comunidade. Os versos do poeta já não fazem mais sentidos nas festas juninas macauenses.

De acordo com o líder comunitário Junior de Barreiras, um representante da prefeitura chamado Marcelo passou avisando sobre a proibição decretada pelo prefeito. “Desde menino, que vejo os moradores acender suas fogueiras na véspera de São João. Ano passado, tinha mais de 80 fogueiras e esse ano, tinha duas ou três. É uma tristeza”, lamenta o fim de uma tradição cultural e religiosa.

Segundo Junior, os representantes da Prefeitura de Macau alegam que a temperatura das fogueiras em brasa poderia causar danos a manta asfáltica. Junior rebate os argumentos dizendo que os morados preparam uma camada de areia para colocar a fogueira em cima, evitando o contato das brasas com o asfalto. “Acender fogueiras no São João é uma antiga tradição de Barreiras que o prefeito Flávio Veras quer acabar. Mas, a comunidade não vai deixar”, disse.

Para Junior de Barreiras, essas atitudes do prefeito Flávio Veras querendo prejudicar a comunidade de Barreiras são formas de “penalizar e perseguir a comunidade que discorda da postura que ele adota para governar nossa cidade”, disse Junior, ressaltando que a atual administração de Macau deixou de atuar em Barreiras. “Além de não fazer nada na nossa comunidade, o prefeito quer acabar com nossa tradição junina”, declarou Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário