Professor Araújo comandou os protestos pelo centro de Macau |
Texto e fotos: Alex Gurgel
Jornalista | alexgurgel@com-texto.com
Os professores da Rede Municipal de Ensino saíram às ruas nessa quarta-feira, mais uma vez para protestar contra a postura do prefeito Flávio Veras em não pagar o Piso Nacional aos professores. O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte), em Macau, disse o Piso Salarial Nacional e o Estatuto do Magistério da rede pública municipal está sendo desrespeitados desde que o prefeito assumiu o cargo.
O professor Araújo comandou a passeata e questionou se o fato de o município ter arrecadado 7 milhões em impostos somente em maio. “Para onde vai o dinheiro? Menos para a Educação”, ponderou Araújo, ressaltando que as escolas também passaram mais de seis meses sem merenda escolar, salas com pouca ventilação e faltando material de expediente nas escolas municipais.
Com o microfone em mãos, Araújo também culpou o médico Eduardo Lemos pela situação da greve parcial que as escolas municipais estão vivenciando porque a secretária Mércia Teixeira só estar no cargo por indicação do PSB. “O doutor Eduardo Lemos tem a secretaria de Educação em suas mãos, mas nunca procurou resolver nosso problema junto ao prefeito. Ele também é culpado por essa situação”, declarou Araújo.
Professor Araújo justifica a cobrança do Piso Nacional dos Professores salientando que o município de Macau é a 8ª cidade do Rio Grande do Norte em arrecadação. “Apesar da riqueza da nossa cidade, as creches escolares são depósitos de crianças, onde uma pequana sala abriga de 18 a 20 crianças amontoadas”, denunciou o professor, ressaltando que os pais deveriam ir até as creches para ver as condições que seus filhos são tratados.
A Prefeitura contra os professores de Macau
Desde o ano passado, a regional macauense do Sinte vem travando uma luta direta com a Secretaria de Educação Municipal e o prefeito Flávio Veras, que não estão cumprindo com a Lei que manda pagar o Piso Salarial a todos os professores do município. De acordo com a direção do sindicato, a Prefeitura de Macau nunca pagou o Piso Nacional.
Conforme o professor Nazareno, coordenador do Sinte-RN em Macau, em 2009 a Prefeitura e o Sindoicato em Educação do RN sentaram na mesa de negociação para discutir o Piso Salarial em Macau e foi feito acordos (Termo de Ajuste de Compromisso) assinados pelos membros da direção do Sinte, pelo prefeito Flávio Veras, pelo secretário de planejamento, Ubiratan Bezerra, e pelo secretário de educação do município, Jorge Pinto. “Desse acordo, o prefeito nunca cumpriu uma letra”, declarou.
Os pontos ignorados pelos gestores municipais são: a implantação do “Plano de Cargos e Carreira” de professores e servidores; não realização de concurso público para suprir a demanda; transporte de qualidade para os alunos e professores que moram na zona rural; além do não cumprimento da Lei do Piso Salarial. “Todos os compromissos foram jogados na lata do lixo”, completou.
Professores encheram as ruas de Macau com bandeiras vermelhas |
Professor Araújo em frete ao Sinte de Macau com os professores |
Professores fizeram protestos pacíficos chamando a a tenção da população |
Muito bom que os professores se unam aí em Macau, pela causa da Educação! Abraços!
ResponderExcluir