sábado, 10 de setembro de 2011

Notas da Salinésia


Flávio e a falcatrua do asfalto
No início dessa semana, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) detectou irregularidades na licitação envolvendo o processo de pavimentação asfáltica, realizada nas ruas de Macau na ordem de R$ 6 milhões. O processo era tão ardiloso e suspeito que o Ministério Público determinou a suspensão do pagamento da licitação fraudulenta, envolvendo a empresa Conpasfal (Construção e Pavimentação Asfáltica Ltda) e a Prefeitura de Macau.

A empresa, o prefeito e a Justiça
No final da investigação, o Tribunal de Contas e o Ministério Público descobriram que a empresa Conpasfal (Construção e Pavimentação Asfáltica Ltda) responde por outras irregularidades envolvendo licitações fraudulentas para pavimentação asfáltica, em diversos processos tramitando na Justiça. Se o Ministério Público for analisar os 58 processos que o prefeito de Macau, Flávio Vieira Veras, responde na Justiça, a maioria por corrupção e compra de votos, Flávio poderá passar vários anos no xilindró vendo o sol nascer quadrado, além de devolver vários milhões de Reais aos cofres públicos.

Blogueiro$ amordaçado$
Em outros tempos, essa notícia de um escândalo de corrupção envolvendo o prefeito de Macau, Flávio Veras, e uma empresa de pavimentação asfáltica tinha causado um reboliço danado nos blogs, sendo publicada em todas as páginas e pedindo ao Ministério Público uma investigação mais apurada. Os blogueiros indignados estão calados pela força da grana, que compra a vergonha de alguns e a dignidade de outros.

Encurtando a língua
Lá na confraria de Djane, há apostas altas para “adivinhar” quem será o próximo blogueiro comprado no leilão da política macauense, onde a moral fica enterrada no lugar onde o prefeito quer. Pelo peso dos blogueiros, há dois nomes cotados para ser a próxima aquisição do prefeito. Afinal, o prefeito Flávio Veras sempre diz que sabe quando custa cada um... e vai botando preço e encurtando a língua dos blogueiros mais exaltados.

Rejeição na própria pele
Durante o encontro do PMDB em Macau, o prefeito Flávio Veras fez questão de alardear por diversas oportunidades o nome do seu funcionário, Kerginaldo Pinto, como candidato seu e do PMDB municipal à prefeito de Macau. Uma raposa encarnada, infiltrada no meio dos Bacuraus, ficou observando que ninguém aplaudiu quando o nome de Kerginaldo foi dito, como se já desenhasse uma grande rejeição, começando dentro do próprio PMDB macauense.

Irritação presidencial
Todo mundo viu o estado de irritação do vereador Champirra, presidente da Câmara Municipal de Macau e um dos líderes do PMDB municipal, quando chegou ao encontro do partido e não viu nenhuma faixa saudando sua pessoa. Um velho Bicudo virou-se para um Bacurau neófito e disparou: “Ele pensa que é de graça! Não sabe quando o candidato gastou para colocar faixas e ser lembrado pelos correligionários...”

Aladim e uma difícil decisão
Com todos os mimos do prefeito Flávio Veras voltados para seu candidato declarado Kerginaldo Pinto, o projeto em investir numa eventual candidatura do empresário Rodrigo Aladim fica arquivado. Lá em Djane, os ativistas políticos de plantão dão como certo o rompimento de Flávio Veras e Rodrigo Aladim, que poderá partir numa carreira solo em busca de uma cadeira na Câmara Municipal. Com apoio do seu partido (PR) e do deputado assuense George Soares, as chances de o empresário Rodrigo Aladim obter uma vaga na CMM são grandes.

As pesquisas de Zé Filho
Vendo os “clientes” dos institutos de pesquisas serem os primeiros colocados, o vereador Zé Filho disse que também vai fazer a sua pesquisa para avaliar seu nome como candidato à prefeito de Macau. Em tom de brincadeira, duvidando dos resultados das pesquisas, o vereador gracejou: “Só vou fazer a minha pesquisa depois que Rômulo Paulista fizer a dele”.

PT defende volta da censura no Brasil
Além de aplaudir de pé o maior ícone da corrupção do Brasil nos últimos tempos, José Dirceu, conhecido como chefe do mensalão, o PT defendeu, em seu seminário, a “regulação da mídia” pelo governo. Na prática, essa regulação da mídia é a volta da censura, tão combatida pelo PT na época da ditadura militar. O partido prega o controle dos meios de comunicação, pelo fato de a imprensa ser hoje o principal instrumento de fiscalização dos atos do governo. Depois de aceitar o homem do caixa dois, Delúbio Soares, de volta para o partido e ovacionar o chefe do mensalão, a legenda quer agora censurar a imprensa.

Tiro no pé do PT
Com essa insistência em controlar a mídia, o PT vai terminar transformando todas as empresas de comunicação em adversárias. Com seu histórico de escândalos, arrisca-se a um jogo duríssimo, que se anuncia perdido por antecipação.

Flanando na Festa do Reencontro
Todos os pré-candidatos à prefeito de Macau estavam presentes na Praça da Conceição, no último sábado, na 5ª edição da Festa do Reencontro de Macauenses. A maioria dos candidatáveis passeavam entre mesas, cadeiras, abraços, palmadinhas nas costas e muita bajulação. Nesse momento de incertezas políticas, os “cabos-eleitorais” se aproveitam dos candidatáveis para explorar aquela “cervejinha” básica.

Homenageando Macau
O jornalista Bosco Afonso está fazendo uma linda campanha para homenagear os 136 anos de emancipação política de Macau, através de outdoors, vídeo na TV Ponta Negra e um spot nas melhores rádios da Região Salineira. Além de buscar uma identidade cultural e afetiva com o município, Bosco conclama seus conterrâneos a escrever uma nova história.

Bomba baiana
O velho político baiano Antônio Carlos Magualhãoes (ACM) gravou todas as conversas que manteve ao telefone nos últimos nove anos de vida. Claro que sem o conhecimento dos interlocutores. O material, possivelmente lacrado em caixa de chumbo para não exalar seus odores, está em poder do escritor Fernando Morais, que pretende retomar o projeto da biografia do ex-dono da Bahia.

A mulher, a manga e o martelo
Enquanto saboreava uma cerveja gelada lá em Djane, Caetano conversava animadamente com alguns amigos quando Edinho Capa chegou perguntando de supetão: “Caetano, você sabe qual a semelhança da mulher, da manga e do martelo?” Caetano ajeitou os óculos, passou a mão no bigode e disse: “ki-ki-ki já estão chupando martelo também?”

Saidêra
Como perguntar não paga imposto, o blog quer saber o que Kerginaldo Pinto tem a dizer sobre os 58 processos que o prefeito Flávio Veras responde por compra de votos, corrupção, faucatruas...????

6 comentários:

  1. Só não comprou salgadinho. rsrs quantas saudades rsrs

    ResponderExcluir
  2. Quem se vende é pior do que o que compra. Tem dez vezes mais cara de pau. É um Lemos, Menezes ou bicudo da vida.

    ResponderExcluir
  3. Como é que o blogueiro Irineu que comeu da situação e da oposição ainda tem coragem de falar de alguem?
    Cara de pau é lavada com óleo de peroba.

    Armando Jales

    ResponderExcluir
  4. Mercenários são aqueles que trabalham por dinheiro sem questionar qual o trabalho que eles mesmo fazem, nunca defendem um lado com a razão e credibilidade e sim seus interesses, mesmo que esses interesses seja vendendo ilusões a população. Quem são os mercenários de Macau?

    Morgana Sousa

    ResponderExcluir
  5. Eu lendo o blog do Irineu , pensei que estava lendo alguma noticia de "DUBAI", mais não , era macau mesmo ... so que de uma visão bem diferente relatada , por uma pessoa que ate 20 dias atraz tinha uma visão totalmente diferente,da politica da cidade e da atual administração " pelo qual não conheço e tambem nem eu nem minha familia que mora em macau não deve nenhum favor" ... mais oque leva uma pessoa mudar tão rapidamente de atitude ? . porfavor publique pois o irineu não teve coramgem de publicar , tambem ele não não capacidade para isso .

    ResponderExcluir
  6. Não concordo com o velho jargão: política se faz somando! Como tem gente q subtrai... Ainda ñ tenho posição frente a política macauense, mas sei q ñ voto em candidato de FV! Mas caros... gente como irineu e cia, apenas subtraem 1 grupo polít. Portanto, fico feliz pq perde ponto o grupo FV! Mostra q FV já ñ é tão inteligente qto se mostrava ser... temos muito q ver após 8 anos de desgate polít. do prefeito e muita peleja de 1 povo que já mostrou q qdo quer tira sim!!!!!!!!

    ResponderExcluir