terça-feira, 20 de setembro de 2011

Prestanista resistem ao tempo

Os prestanistas Ronaldo Pereira e Luiz Antônio descansam em Diogo Lopes, depois de um dia inteiro vendendo de porta-em-porta para manter a tradição de vendas a prestação.

 Alex Gurgel | alexgurgel@com-texto.com

O prestanista é aquele vendedor que oferece seus produtos de porta em porta, porém com a facilidade da mercadoria ser divida em várias prestações e não precisar de consultas em SPC ou Serasa. Mas, a dona de casa se compromete em honrar as prestações, que são cobradas rigorosamente no dia combinado.

Oferecendo produtos de cama, mesa e banho, em Diogo Lopes, os prestanistas Ronaldo Pereira e Luiz Antônio tem uma caminhão F 1000 como estrutura para levar armários, cômodas, cadeiras, penteadeira, espelhos, baldes, cama de madeira e de ferro, armário de cozinha, petisqueira, tapetes, sofás e tudo que uma casa precisa.

O prestanista Ronaldo Pereira, com 17 anos no ramo, diz que a vida de prestanista é uma aventura constante. “Onde tem fiado, existe a possibilidade de levar calote e perder a mercadoria”, disse, ressaltando que ele procura vender para pessoas que tem condições de pagar uma prestação justa. “Nunca deixo uma prestação de R$ 100 numa casa humilde”, afirmou.

Luiz Antônio trabalha como prestanista a cinco anos, mas seu sonho é trabalhar empregado com carteira assinada. Segundo ele, o prestanista sai pelo mundo, comendo nos restaurantes e dorme ao relento quando não encontra hotel. “Aqui em Diogo Lopes a gente arma as redes e dorme debaixo de uma árvore”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário