quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 Lugares para visitar em Macau

Se o nobre leitor quer conhecer a alma de Macau deve visitar, sem pressa, os 12 lugares que formam a identidade da Terra do Sal.

Capela de São Sebastião, Barreiras.
1. Igrejinha de Barreiras
Durante a tarde, a capela de São Sebastião, na comunidade de Barreiras (distante 35 km de Macau), está iluminada e pronta para ser fotografada. A frente da igreja também proporciona um mirante onde o visitante atento vai se deleitar com um visual deslumbrante do estuário do Rio Ponta do Tubarão.

Praia de Chico Martins.

 2. Praia de Chico Martins

Um paraíso onde o sertão encontra o mar quando a caatinga permanece sobre as dunas, uma praia deserta e com uma grande baía cercada de mangues, próxima a comunidade de Barreiras. Um lugar ideal para se curtir a natureza sem pressa, contemplando o mais azul de todos os céus de Macau.

Cruzeiro antigo.
 3. Cruzeiro de Macau
O velho cruzeiro é a lembrança que havia um limite onde a cidade acabava e anunciava os novos moradores dessas terras, bem depois que os cristãos abandonaram a velha Ilha de Manoel Gonçalves para fundar a nova paróquia de Macau.

Catavento Azul.
 4. Catavento Azul
Guardião da cidade e de todos os segredos macauenses, o majestoso catavento azul dá boas vindas aos visitantes, mostrando a opulência da industria salineira quando o vento ajudava na colheita de sal marinho. O principal cartão posta de Macau, símbolo da Cidade Salineira.

Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
 5. Igreja Nossa Senhora da Conceição
 Situado na beira do Rio Piranhas-Açú, o principal templo católico do município, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, guarda o primeiro cruzeiro de Macau, relíquia trazida da ilha de Manoel Gonçalves desde 1931.

Pôr-do-sol nos campos de petróleo de Macau.
 6. Campos de Petróleo
Nas cercanias de Macau, há vários campos de exploração encravados no meio da caatinga, puxando óleo debaixo da terra árida durante 24 horas. O pôr-do-sol torna o campo de petróleo ainda mais rico de cores, que vêem com o lusco-fusco anunciando o final do dia.

Ponte Macau - Ilha de Santana.
 7. Ponte da Ilha de Santana
A velha ponte de madeira foi substituída pela ponte de alvenaria que corta o Rio Piranhas-Açú, levando dignidade para mais de duas mil famílias que vivem na Ilha de Santana. Pela tranquilidade e qualidade de vida, a comunidade está crescendo rapidamente.

Porto da Pescaria.
 8. Porto da Pescaria
 Comunidade pesqueira com trapiche de embarque e desembarque de pescado. Ponto de partida para visitas lúdicas as ilhas da Casqueira, Presídio, Paraíso e Pontal do Anjo, através do rio Conceição. O Porto da Pescaria é muito antigo. Ali já moravam alguns pescadores desde quando os barcos da Ilha de Manoel Gonçalves navegavam pela Barra da Ilha para acessar o Rio Açú.

Obelisco do Centenário na Praça da Conceição.
 9. Praça da Conceição
Construída no início dos anos 1920  para reverenciar a Igreja Matriz e ser um ponto de encontro da sociedade Macauense. No centro da praça foi criado um “obelisco” para homenagear o primeiro centenário de independência do Brasil. A primeira inauguração da Praça da Conceição foi na gestão do Presidente da Intendência do Município,  o Coronel João Gonçalves de Melo.

Pirâmides de sal marinho.
 10. Pirâmides de Sal
Com uma autorização para entrar numa das salinas que atuam em Macau, o visitante poderá se deslumbrar com as incríveis pirâmides brancas de sal marinho, em contraste com o céu azul, formando um dos principais cartões postais de Macau.

Lagoa de São Bento no meio das dunas, em Barreiras.
 11. Lagoa de São Bento
A comunidade de Barreiras guarda intocável e selvagens as dunas alvas em torno da lagoa de São Bento, cuja visitação é somente aconselhável ao lado de um guia experiente, conhecedor das veredas do deserto. 

Praia de Camapum, a praia urbana de Macau.
12. Praia de Camapum
Distante 3 km de Macau e totalmente urbanizada com calçadão, barracas, bares, restaurantes e pousadas, Camapum é a praia mais visitada pelos macauenses e pelos turistas eventuais que chegam à cidade e procuram diversão com cerveja e sol.

2 comentários:

  1. Caro Blogueiro, esqueceu de um Lugar muito lindo por sinal, DIOGO LOPES.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Elizio Gustavo miranda dos Santos Oliveira. sou filho de Enilde Antunes de Miranda, nascida em Macau/RN, neto de seu pai, José Antunes de Miranda, ele filho de Maria Umbelina da Encarnacão e Pedro Cassemiro de Miranda. Meu bisavô e sua esposa eram "Macaueiros ou Macaenses", pois foram nascidos em Macau na China, muito embora o meu bisavó fosse de família cristã-nova originária da cidade de miranda de Ebro, em espanha, portanto mantinha sua cultura e nacionalidade espanhola. Já sua esposa, minha bisavó Maria Umbelina, era de cultura e nacionalidade portuguesa e sua família natural da freguesia de Encarnação. Uma espécie de bairro de Lisboa. Ela também cristã-nova. Eles, assim como muitos outros, são fundadores esquecidos da cidade de Macau. Que aliás precisa ter sua estória revista o quanto antes, pois muitas informações historicamente comprovadas estão sendo deixadas de lado em prol de relatos orais, que embora tenham seu valor, e muito! São mais sujeitos a mudanças... Uma delas diz respeito a localização da ilha de Manoel Gonçalves e sua finalidade, o que afirma-se hoje, está totalmente errado. Outro exemplo é o cruzeiro. Este cruzeiro foi chantado em terra firme, vindo da ilha pelos fundadores e seus descendentes, que inclusive a trouxeram de Macau na china. Outro fato que considero inportânte e lutarei na justiça em breve para que um erro e injustiça histórica seja corrigida é sobre a construção e localização da barca em madeira que sai ou saía na procissão anual de Nossa Senhora padroeira da cidade. QUEM A CONSTRUIU, EM CIMA DE UMA CAMA COM O FINALIDADE DE PAGAR UMA PROMESSA RELATIVA A SUA RECUPERAÇÃO COM A AJUDA DE UM OU OUTRO AMIGO QUE AINDA ESTOU IDENTIFICANDO. Enfim, a muito a ser revisto... CONTINUO EM BREVE!

    ResponderExcluir